AVALIAÇÃO

48,1% da população desaprova governo Bolsonaro, diz pesquisa

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas diz que 47,1% aprova governo do presidente

A lei que trata da ajuda financeira a estados e municípios é sancionada com vetos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A Lei Complementar nº 173, de 27 de dezembro de 2020, está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). O presidente vetou o trecho da lei que tratava dos salários de servidores. Com o veto, os servidores ficarão sem reajuste salarial até o fim de 2021.

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro foi avaliada pelo Paraná Pesquisas. O instituto realizou levantamento com simulações para as eleições 2022, com Bolsonaro vencendo em todos os cenários. Quando se trata da avaliação de governo, a situação é mais equilibrada e o presidente não conseguiu agradar mais da metade do eleitorado.

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2030 eleitores, através de entrevistas pessoais telefônicas com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.

O governo de Jair Bolsonaro é aprovado por 47,1% dos eleitores e desaprovado por 48,1%. Não sabe ou não opinou: 4,8%.  A gestão é avaliada como ótimo ou boa para 34,3% e como ruim ou péssima para 38,0%. Não sabe ou não opinou: 2,0%. Classifica como regular: 25,8%.

Em comparação com a pesquisa realizada em maio, Bolsonaro conseguiu melhorar índices. Ele tinha índice de ótimo na ordem de 9,8% e subiu para 11,4%. Por outro lado, o índice avaliado como ruim caiu de 13,4% para 11,9%.