5 pessoas foram presas nas eleições em Goiás, diz TRE

Também foram instaurados 22 procedimentos para apurar outros crimes relacionados ao processo eleitoral

Cinco pessoas foram presas durante as eleições em Goiás. Os dados parciais são do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). A maioria das prisões aconteceram em razão de boca de urna. Ainda não há detalhes de quem são os presos. Também foram instaurados 22 procedimentos para apurar outros crimes no estado relacionados ao processo eleitoral. Conforme o presidente do órgão, desembargador  Luiz Cláudio Veiga Braga, o processo eleitoral deste ano ocorre dentro da normalidade.

Sobre a formação de filas em alguns locais de votação o TRE-GO avalia como sendo uma amostra da participação dos eleitores que está sendo expressiva. “Em alguns pontos os números foram tão significativos que houve formação de filas e houve estimulo para isso”, afirma o presidente do TRE-GO.

Muitos eleitores se surpreenderam com a quantidade de santinhos jogados nas ruas, sobre essa situação Luiz Cláudio Veiga Braga afirma que devem ser apurados e os envolvidos punidos, incluindo candidatos caso tenham contribuído para isso.

Em Goiânia um candidato com dificuldade de mobilidade e que voltaria no terceiro andar de um local de votação precisou de auxilio para chegar até a sala de votação, conseguindo votar. Até o momento, 90 urnas precisaram ser trocadas em Goiás, a maioria no Entorno do Distrito Federal. Segundo o presidente do TRE-GO, muitas das urnas trocadas são antigas, são de 2013 e por isso tiveram problemas e foram substituídas.

Em relação à apuração dos votos, Luiz Cláudio Veiga Braga explicou que a expectativa é de que os resultados estejam disponíveis ainda no começo da noite deste domingo. “Esperamos ter o resultado final até às 20h em todo estado de Goiás”, garantiu.