ANÁLISE

73,7% dos goianos aprovam atuação de Caiado na pandemia

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 21 e 25 de maio de…

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 21 e 25 de maio de 2020 indica que o governo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) é aprovado por 73,7% da população goiana, em relação a medidas adotadas frente à crise do novo coronavírus. A pesquisa estimulada, ou seja, aquela em que é apresentada uma pergunta ao entrevistado.
O seguinte questionamento foi apresentado: “Até o momento o Sr(a) diria que a atuação do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado na crise do coronavírus está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”

Para 22,7% dos que avaliaram as medidas tomadas foram ótimas; 35, 1% considera boa a atuação do governante. Outros 25,9% dos entrevistados avaliaram a postura de Caiado como regular. Por outro lado, 6% do total classificou a condução do governador como ruim e 8,3%, péssima. O universo de pessoas que não sabem ou não opinaram é da ordem de 2,1%.

Quanto ao questionamento “Até o momento o Sr (a) diria que aprova ou desaprova a atuação do Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado na crise do coronavírus?”, as repostas refletem a primeira questão. A maioria (73,7%) aprova a gestão; 21,8%, reprova. Outros 4,5% não soube responder ou não opinou.

Gênero e idade

Caiado tem uma mais apoiadores entre as mulheres: 78,5% aprova a condução do governador no período da crise do coronavírus. Em relação aos homens, a aprovação cai para 68,4%.

A maior rejeição de Ronaldo Caiado ocorre entre pessoas com idade entre 35 e 44 anos (26,6%) e a maior aceitação entre pessoas acima de 80 anos (80,1%).

Religião

Entre os religiosos, a maior aceitação foi verificada entre os católicos (76,9%). A desaprovação no segmento é de 19%; outros 4% não soube responder ou não opinou.

Já entre as pessoas que não tem religião o índice de aprovação é de 72,7%, com desaprovação de 22,1%. Não soube responder o não opinou: 5,1%.

O menor índice entre as religiões é dos que se consideram evangélicos. 68% aprova e 26,9% desaprova. O índice daqueles que não souberam responder ou não opinaram ficou em 5,2%.

População Ativa

Cerca de um quarto dos entrevistados, 24%, fazem parte da População Economicamente Ativa (PEA) e rejeitam a condução do governador durante a crise. Por outro lado, 78,1% das pessoas que não estão em atividades aprovam Caiado.

Metodologia

A metodologia da avaliação incluiu a entrevista de uma amostra de 1.585 habitantes com 16 anos ou mais em 110 municípios do Estado.