Aparecida faz aceiros na Serra da Areia e inicia ações contra incêndios
O trabalho cumpre uma das etapas do Programa Ações Ambientais Integradas e visa proteger também outras áreas verdes no município, incluindo os parques públicos da cidade
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), iniciou nesta semana, uma força-tarefa para fazer aceiros na Área de Proteção Ambiental Serra da Areia, na região do setor Comendador Walmor. A medida busca evitar incêndios ou retardar queimadas na vegetação.
O trabalho na Serra da Areia cumpre uma das etapas do Programa Ações Ambientais Integradas e visa proteger também outras áreas verdes no município, incluindo os parques públicos da cidade.
Mais de 40 trabalhadores urbanos trabalham nessa ação, onde também são recolhidos resíduos abandonados no local. Além disso, servidores da Coordenadoria de Educação Ambiental estão visitando residências para conscientizar a população a não tocar fogo nas áreas verdes e no lixo dentro de seu terreno. Eles também entregam materiais educativos.
Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Cláudio Everson explicou que a ação na Serra da Areia, desencadeia uma série de atividades semelhantes a serem feitas em 11 áreas verdes e parques da cidade.
Áreas monitoradas
Pelo menos sete áreas verdes do município estão sendo monitoradas, segundo a Semma e o gestor da pasta alertou para a importância de preservar o meio ambiente e exemplificou com a Serra da Areia. “Essa região é onde nascem vários córregos e rios de suma importância para o nosso abastecimento aqui, de Aparecida, e de toda a Região Metropolitana.”
Superintendente da Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso esclareceu que os aceiros feitos pela Prefeitura de Aparecida seguem um rigoroso plano traçado pela Defesa Civil para que essas intervenções causem o menor dano possível às áreas verdes.
Juliano Cardoso frisou que o município, além de fazer seu papel nas áreas públicas, está atento às responsabilidades dos moradores nos terrenos particulares. “Nas áreas privadas, a gente notifica os proprietários, que, por força de lei, têm o dever de evitar incêndios ali fazendo aceiros, tirando o lixo e eliminando a biomassa”, finalizou o superintendente.