A oito dias da eleição, 52,91% dos eleitores veem Mabel eleito próximo prefeito de Goiânia, mostra Goiás Pesquisas/ Mais Goiás
A expectativa de vitória é um indicador que reflete a percepção dos eleitores sobre quem tem maiores chances de vencer a eleição, independentemente de suas intenções de voto
Faltando apenas oito dias para o segundo turno das eleições municipais em Goiânia, novo levantamento do Instituto Goiás Pesquisas, feito a pedido do portal Mais Goiás, revela que 52,91% dos eleitores acreditam que o presidente licenciado da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (UB), será o próximo prefeito da capital. Seu adversário, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), é apontado como vencedor por 39,77% dos entrevistados. Os números foram divulgados neste sábado (19).
O levantamento também mediu que 7,32% não souberam opinar sobre o possível resultado final do pleito.
A expectativa de vitória é um indicador que reflete a percepção dos eleitores sobre quem tem maiores chances de vencer a eleição, independentemente de suas intenções de voto. Esse dado oferece uma visão importante do sentimento popular, pois pode influenciar eleitores indecisos ou até mesmo mudar a escolha de voto daqueles que preferem apoiar um candidato percebido como vencedor.
Enquanto as perguntas de intenção de voto focam em quem o eleitor pretende votar, a expectativa de vitória explora a opinião geral do eleitorado sobre qual candidato provavelmente vencerá a eleição. O eleitor pode, por exemplo, declarar voto em um candidato, mas acreditar que outro tem maiores chances de vencer, baseando-se no cenário político, nas campanhas ou no apoio popular percebido.
O cenário da expectativa de vitória sugere uma possível virada nas eleições. Vale lembrar que Fred Rodrigues terminou o primeiro turno com 31,14% dos votos válidos, à frente de Mabel que reuniu 27,66% da preferência eleitoral. Agora, os números apontam uma reversão do quadro favorável ao empresário que tem apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
Metodologia
O Instituto Goiás Pesquisas realizou 601 entrevistas com eleitores residentes em Goiânia entre os dias 16 e 17 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas de forma presencial, em domicílios particulares permanentemente ocupados e em pontos de fluxo, em todas as regiões da cidade, conforme a definição do IBGE e no plano amostral. A amostra foi probabilística e estratificada, considerando sexo, idade, grau de instrução e nível econômico da população.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-02276/2024.