COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Adriana Accorsi⁩ quer convocar o dobro dos guardas previstos em concurso da GCM e instalar seis mil câmaras de segurança

Segundo a candidata, o investimento em iluminação pública, por exemplo, reflete na segurança

Adriana diz que o município pode atuar diretamente na segurança (foto divulgação)

A candidata a prefeita Adriana Accorsi anunciou que, se eleita prefeita de Goiânia, vai aproveitar o concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e convocar o dobro de todos os guardas que estão planejados pelo município.

Ela também propõe ampliar o vídeomonitoramento na capital para 6 mil câmeras de qualidade, com a inteligência artificial para ajudar o controle de situações de alto risco.

Segundo a candidata da Coligação Pra Cuidar de Goiânia, o investimento em iluminação pública, por exemplo, reflete na segurança, especialmente para as mulheres. Goiânia tem 186 mil pontos de iluminação e nem metade foi renovada. 

Delegada de carreira e especialista em gestão e segurança pública pela Universidade Federal de Goiás, Adriana Accorsi defende que, no município, a segurança pode ser garantida por ações indiretas como a iluminação pública, a limpeza de matagais, das obras paradas contra os criminosos que se escondem para atacar o pai, a mãe de família e a jovem que passa. 

“Isso é serviço da prefeitura. Assim como ações de prevenção ao envolvimento com drogas e criminalidade  adolescente, tratamento das pessoas em situação de rua, com dependência química, tudo é serviço da prefeitura e tem, com certeza, grande impacto segurança pública”, explica. Adriana observa que o município pode atuar diretamente na segurança. 

Primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Estado de Goiás, Adriana Accorsi também chefiou a Guarda Civil Metropolitana (GCM), quando trabalhou para possibilitar o armamento da Guarda. Além de ser uma das responsáveis pela criação da Lei das Guardas. Essa legislação permite o armamento com a capacitação adequada.

“Nós precisamos de uma força de segurança que esteja próxima da comunidade, e a GCM tem esse potencial.Vamos construir uma segurança comunitária, em parceria com comerciantes, escolas e unidades de saúde, cuidando de cada um de nós.”