IMUNIZAÇÃO

AGM se reúne com Dória em busca de vacina para municípios goianos

Presidente da associação diz que há possibilidade de o laboratório atender a solicitação da instituição

Produção de imunizante em tempo tão breve não é regra

O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (PSDB), se reuniu na manhã de quinta-feira (10) com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e com o diretor do Instituto Butantã, professor Dimas Covas, em busca da vacina da Sinovac contra a covid-19. Paulinho, que é prefeito de Hidrolândia, diz que há possibilidade de o laboratório atender a solicitação da instituição.

Segundo ele, a busca por uma solução alternativa ao Ministério da Saúde é que o Governo Federal se demonstrou alheio ao problema. Somente nos últimos dias se manifestou sobre o assunto. “O problema é grave e a população aguarda com ansiedade a chegada da vacina. Não podemos cruzar os braços enquanto se aguarda decisões em instâncias superiores”, aponta.

“Os prefeitos aderiram ao chamamento, adotando todas as medidas sugeridas pelas autoridades de saúde, inclusive com o fechamento do comércio. Estamos todos juntos na busca da melhor solução”, salienta Paulinho.

No entanto, o governo de Goiás já anunciou que vai seguir o Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. O governador Ronaldo Caiado (DEM) salientou que o próprio ministério já deu aporte para aquisição de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer, que está sendo aplicada no Reino Unido. Por enquanto, nenhuma outra vacina tem a liberação internacional.

Crítica

Na quarta-feira (10), Caiado criticou a atitude de Paulinho e a taxou de “política rasteira”.

“É algo além de demagógico, chega a ser oportunista e, diria mais, irresponsável no sentido de querer adquirir o que não tem, adquirir de quem? A vacina é do ministério? Ou será que a AGM vai criar uma legislação federal e transferir para ela a prerrogativa de vacinação do plano nacional de vacinação em Goiás”, disse o governador em entrevista ao jornal O Popular.

O diretor do Butantã, no entanto, informou que, além, da AGM, representantes de 11 estados e 912 municípios já se mostraram interessados na aquisição da vacina. Somente na quinta-feira, o diretor teve audiências agendadas com representantes de entidades de quatro estados.