PONTO MÉDIO

Agregador de pesquisas do Estadão mostra votos válidos de candidatos: Lula lidera

Ferramenta considera pesquisas recentes e forma dados e linhas de tendências com base nelas

Agregador de pesquisas do Estadão mostra votos válidos de candidatos: Lula lidera (Foto: Reprodução)

Ferramenta do jornal Estado de S. Paulo, o Média Estadão Dados informa que o ex-presidente Lula (PT) teria 52% dos votos válidos contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Os números dariam ao petista a vitória no primeiro turno. O agregador de pesquisas começou a funcionar nesta quinta-feira (2).

Vale citar, a ferramenta agrega pesquisas recentes e forma dados e linhas de tendências com base nelas. “Mas é importante ressaltar que o agregador mostra o ponto médio de uma estimativa feita com base em várias pesquisas, cada uma delas sujeita a margens de erro. Sempre há incertezas envolvidas”, alerta o Estadão.

Quando inclui os indecisos e os que pretendem anular, o agregador informa que Lula tem 47% e Bolsonaro, com 30%. Nesta perspectiva Ciro Gomes (PDT) tem 7% e há um empate entre André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) de 2% cada, enquanto os demais chegam a 3%, se somados.

Ainda conforme o jornal, a média dá pesos diferentes aos levantamentos. O intuito é impedir números destoantes ou desatualizados que beneficiem ou penalizem algum dos concorrentes.

Os institutos que estão na série histórica do agregados são: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data.