Alcolumbre sinaliza que vai contar votos para indicação de Flávio Dino ao STF
Ministro sofreu desgastes após polêmica com "dama do tráfico amazonense"
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Davi Alcolumbre irá fazer uma contagem de votos para uma eventual indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A CCJ é o primeiro local por passa o indicado.
A informação foi colhida com aliados de Alcolumbre pela coluna de Lauro Jardim, no O Globo. Dino era o favorito para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro, mas reportagem do Estadão que revelou encontros de secretários do Ministério com a “dama do tráfico amazonense” gerou desgastes ao político.
Dito isto, a repercussão negativa atrapalhou o favoritismo do ministro. Além dele, também são cotados para o cargo Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, advogado-geral da União.
Vale citar, o STF tem hoje nove homens entre seus 11 integrantes. Se Rosa não for substituída por outra mulher, Cármen Lúcia será a única no tribunal. Existe uma campanha para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher negra para a Corte.