COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Alego destaca balanço positivo e quer 2025 ainda mais produtivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou 2024 com resultados positivos. No último…

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) encerrou 2024 com resultados positivos. No último dia útil de sessão, os deputados destacaram o volume e a qualidade do trabalho. Foram apreciados 2.699 processos, entre eles 764 projetos de iniciativa parlamentar, 145 propostas do Poder Executivo e 124 vetos governamentais. Além disso, a Casa publicou 681 normas legislativas, incluindo 636 leis ordinárias e sete emendas constitucionais. O presidente da Alego, Bruno Peixoto, atribuiu os bons números não só ao comprometimento dos deputados, mas também dos servidores. Fez aos profissionais um agradecimento especial pelo empenho.

De olho em um aumento da produtividade para 2025, a Casa aprovou uma proposta de emenda aditiva do deputado Coronel Adailton. Com alterações de resoluções, entre elas a 1.218/2007, foi criado um auxílio-representação destinado a parlamentares que ocupam funções estratégicas, como membros da Mesa Diretora, líderes de bancada e coordenadores de frentes parlamentares. O benefício, correspondente a um terço do subsídio mensal, busca reconhecer a carga de trabalho adicional e as responsabilidades assumidas por parlamentares e sua equipes. 

O deputado Coronel Adailton destacou que os cargos contemplados exigem dedicação extra em articulações políticas e no atendimento às demandas sociais, o que, muitas vezes, gera custos adicionais. O auxílio, condicionado à disponibilidade financeira e com critérios claros de transparência, é visto como uma ferramenta para garantir que os parlamentares possam desempenhar suas funções ainda com mais  eficiência e qualidade.

A medida, inspirada em práticas adotadas em outras Assembleias Legislativas do país, foi amplamente debatida e aprovada com responsabilidade fiscal. Segundo o deputado, o auxílio não é apenas um reconhecimento, mas também um investimento no fortalecimento da democracia, já que vai  atender mais demandas estratégicas, atingir mais pessoas e em lugares mais distantes. Detalhe: o plantão das áreas contempladas pelo benefício funcionará de forma intermitente, sem feriados e finais de semana.