RODOVIAS ESTADUAIS

Alysson Lima reapresenta projeto para revogar “lei dos pedágios”

Matéria chegou a ser aprovada em 2019, mas foi vetada pelo governador com manutenção da Assembleia

Alysson Lima tem como bandeira alterar Constituição para limitar aumento de impostos
Alysson Lima tem como bandeira alterar Constituição para limitar aumento de impostos (Foto: Maykon Cardoso - Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Alysson Lima (solidariedade) reapresentou o projeto que revoga a “lei dos pedágios” na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Além disso, o parlamentar quer pressionar o governador Ronaldo Caiado (DEM) a retirar o processo de estudo técnico que já está na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) sobre a implantação deste serviço.

Vale lembrar, no fim de 2019 o projeto do parlamentar que revogava a autorização para pedágios em rodovias estaduais foi aprovado na Assembleia, mas vetado pelo governador posteriormente. A Casa, então, decidiu pela manutenção do veto.

Para Alysson, diante da pandemia da Covid-19, da alta dos combustíveis e da crise econômica, essa cobrança seria abusiva. Assim, o deputado afirma que o projeto deve ser retirado na Assembleia e o processo de estudo removido da Goinfra, pois se ficar somente “pausado”, pode retornar após as eleições ou em qualquer outro momento.

Mais detalhes sobre a tramitação do projeto contra pedágios, o veto e a reapresentação

O governador Caiado, vale lembrar, vetou integralmente a matéria em novembro de 2019. Já a Assembleia manteve o veto em março de 2020 por 21 votos a 13. A Lei que autoriza a cobrança e que seria revogada pelo projeto de Alysson é 19.999/18. O estudo técnico para a implantação, destaca-se, já corre na Goinfra, segundo o deputado. “Nosso objetivo é também retirar esse projeto da Goinfra”, reforça.

E ainda: “Então, quero pressionar o governador nesse momento próximo de reeleição. Tenho levado carros de som às ruas, feito adesivaços sobre o tema e divulgado nas redes sociais”, declara.

O deputado esclarece que não é contra o pedágio em alguns casos, mas sim como ele é feito atualmente. Segundo ele, o modelo adotado no Brasil está ultrapassado. “É de pouca contrapartida. Pegam rodovia pronta e passam a cobrar.” Para ele, o ideal seria que a empresa, além da rodovia principal, assumisse mais duas ou três no interior para uma reforma completa.

Entre rodovias previstas para exploração estão: GO-070, Goiânia/Goiás; GO-010, Goiânia/entroncamento GO-330; GO-020/330, Goiânia/Cristianópolis/Pires do Rio/Catalão; GO-060, Goiânia/São Luís de Montes Belos/Iporá/Piranhas; GO-080, Goiânia/São Francisco de Goiás (entroncamento BR-153); e GO-213, Morrinhos/Caldas Novas. Alysson afirma que serão cerca de 1.200 km contemplados se a medida se concretizar.