AMMA retira faixas com críticas a prefeito e vereadores que aprovaram IPTU, em Goiânia
Faixas com críticas ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz e vereadores que votaram em favor…
Faixas com críticas ao prefeito de Goiânia Rogério Cruz e vereadores que votaram em favor de mudanças no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Goiânia foram removidas de áreas públicas da capital nesta segunda-feira (7). A remoção feita pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) ocorreu principalmente nos setores Jardins Munique e Setor Vila Jardim Vitória.
Os endereços são próximos a condomínios fechados de alto padrão. Os moradores reclamam do aumento no IPTU.
As faixas faziam críticas diretas com nomes de vereadores que votaram a favor do novo Código Tributário, aprovado no fim de 2021. O documento alterou a fórmula de cálculo do IPTU em Goiânia. Com a mudança, diversos contribuintes apontaram aumento que ultrapassa 100% na cobrança, apesar de restrição que limitava reajuste a 45%.
“Traidores dos goianienses: Bruno Diniz, Marlon, Henrique Alves, Geverson Abel”, dizia uma das faixas. Em outra: Sandes Junior, o inimigo da gente”. Ainda: Traidores do povo: Ronilson Reis, Dr Gian, Kleibe Morais”. “Vereador Sargento Novandir a surra que o senhor levará será nas urnas. Não o reelegeremos”, pontua outra faixa. Em outra há os dizeres: “O Crivella não se reelegeu. O prefeito Rogério Crucificador também não se reelegerá”.
AMMA removeu faixas com críticas a prefeito e vereadores para “coibir a poluição visual”
A AMMA, em nota, diz que as equipes de fiscalização realizaram ronda para combater a poluição visual. Os agentes notificaram a Associação Jardins por descumprimento dos artigos 139 e 155 da Lei Complementar 014/1992, que proíbe publicidade ou propaganda afixadas em postes, árvores, muros, fachadas e vias públicas.
“Reforçamos que diariamente são realizadas ações de remoção de faixas irregulares instaladas em logradouros públicos”, diz o comunicado do órgão.