COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Análise: Goiás Pesquisas mostra frente consolidada e reforça que Mabel é favorito para vencer

A oito dias da votação, candidato tem quase 12 pontos de vantagem sobre o adversário

Mabel conquista o maior número de intenção de votos entre aqueles que votaram em outros candidatos no primeiro turno (foto divulgação)

O resultado do levantamento realizado pelo Instituto Goiás Pesquisas, divulgado neste sábado (19/10) pelo portal Mais Goiás, mostra uma importante vantagem de Sandro Mabel (União Brasil) sobre Fred Rodrigues (PL) neste segundo turno. A oito dias da votação, Mabel tem quase 12 pontos de vantagem sobre o adversário. O resultado, claro, foi comemorado no QG da campanha governista.  

Ao considerar apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e eleitores ainda indecisos, Mabel vai a 56,4% contra 43,4% de Fred Rodrigues. Em válidos, a distância entre eles é de seguros 13,2 pontos. Os números do Instituto Goiás Pesquisas confirmam outros levantamentos na mesma direção, com Mabel na dianteira. 

O resultado mostra que Sandro Mabel conquistou o maior número de intenção de votos entre aqueles que votaram em outros candidatos no primeiro turno. Em 6 de outubro, Mabel terminou com 27,66% dos votos válidos, enquanto Fred recebeu 31,14%. 

Até aqui, o candidato do União Brasil foi mais feliz ao ter acenado desde o início para esse eleitor que tinha outra preferência inicial. Ao contrário, Fred preferiu seguir fiel ao seu discurso “antissistema”. Mabel tem afirmado que administrará Goiânia para todos, independente de preferência partidária ou ideológica. 

A uma semana da eleição, com a grande parcela do eleitor já tendo escolhido um lado (na espontânea os indecisos são 12,15% e caem para 3,66% na estimulada), sobra pouco espaço para uma reviravolta.