COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Análise: perfil de gestor, apoio de Caiado e rejeição a Bolsonaro garantem vitória de Mabel

Campanha do candidato governista é mais eficiente do que a do adversário

Uma soma de fatores contribui para a histórica vitória de Sandro Mabel na eleição para prefeitura de Goiânia.

O primeiro deles é o perfil de reconhecido gestor de sucesso do agora prefeito eleito da capital. Mabel é um empresário de êxito como dono se uma indústria de bolachas que migrou para a vida política. A campanha dele explorou ao máximo essa qualidade e o próprio repetidas vezes lembrou dessa experiência em entrevistas e debates. 

Ronaldo Caiado acertou na escolha como se deu bem ao mergulhar de corpo e alma na campanha. O apoio do governador acabou sendo decisivo para a vitória do candidato do União Brasil. A altíssima aprovação em Goiânia deu ao aval caiadista um peso determinante no resultado. Mabel teve o endosso de um político muito bem avaliado e isso refletiu em votos nas urnas.

Por fim, embora o prestígio do ex-presidente Jair Bolsonaro seja grande em Goiânia, o mesmo pode se dizer à rejeição dele. Os eleitores de esquerda que votaram em Adriana Accorsi, candidata do PT no primeiro turno, acabaram por depositar o voto, na maioria, em Mabel para evitar o “pior”, ou seja, a vitória de um bolsonarista em Goiânia.

É claro que outros fatores também ajudaram, mas em intensidade maior. No fim, essas são as causas do triunfo de Mabel em Goiânia.