COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Análise: reação de Caiado surte efeito, e Mabel abre frente, diz Goiás Pesquisas

Empenho do governador pode ter barrado crescimento de Fred Rodrigues

A intensificação da presença do governador Ronaldo Caiado na campanha de Goiânia nesta reta final da corrida pela prefeitura pode ter interrompido a curva de crescimento de Fred Rodrigues, candidato do PL. É o que indica o último levantamento estimulado do Instituto Goiás Pesquisas, publicado neste sábado (5/10) pelo Mais Goiás 

A última rodada do Instituto Goiás

Pesquisas mostra subida do ex-deputado federal Sandro Mabel (UB), em relação a Fred Rodrigues (PL) e a deputada federal Adriana Accorsi (PT), que dividem a segunda posição, em empate técnico, levando em consideração a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mabel se distanciou na liderança da disputa e agora aparece com 29,28% das intenções de voto. Na segunda posição, Fred está com 20,30% contra 18,30% de Adriana Accorsi (PT). No levantamento anterior, ambos apareciam em empate técnico triplo com Mabel liderando numericamente e atingindo 21,13%, Fred com 19,47% e Adriana com 18,47%. Em comparação com a pesquisa publicada no dia 27 de setembro, Mabel oscilou 8,67 pontos para cima. 

Nos últimos dias, Caiado esteve em vários eventos de campanha de Mabel e apareceu nos programas da propaganda eleitoral de rádio e TV. Já Fred aposta na associação com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

No pelotão debaixo da corrida eleitoral aparece o jornalista Matheus Ribeiro (PSDB), em quarto, que no levantamento anterior já empatava tecnicamente com o senador Vanderlan Cardoso (PSD). Na nova pesquisa, o tucano tem 8,49% contra 8,15% do ex-prefeito de Senador Canedo.

O prefeito Rogério Cruz, do Solidariedade, aparece na penúltima posição com 3,16% e o professor Pantaleão, da Unidade Popular, complementa a disputa com 0,50% da preferência do eleitorado.

Neste cenaro, o,gy% aos eleitores aparecem indecisos, um dia antes de irem às urnas, enquanto aqueles que afirmam votar branco e nulo somam 4,83%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-04357/2024.