Analise: virada de Mabel mostra força da coligação caiadista em Goiânia, aponta Goiás Pesquisas
Pela primeira vez, candidato aparece em primeiro lugar na corrida pela prefeitura da capital
A liderança de Sandro Mabel na primeira rodada do levantamento estimulado do Instituto Goiás Pesquisas, a pedido do portal Mais Goiás, após o registro de candidaturas, é resultado de uma combinação de fatores que levam o candidato do União Brasil a prefeito de Goiânia à posição. Ele aparece com 18,80% das intenções de voto, ante a 16,14% da segunda colocada, a deputada federal Adriana Accorsi (PT). Ambos estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Os números foram divulgados nesta terça-feira (3/9).
Em terceiro lugar, vem o senador da República, Vanderlan Cardoso (PSD), com 14,31% das intenções de voto. Em seguida, o bolsonarista Fred Rodrigues (PL), aparece com 11,81%. Matheus Ribeiro (PSDB) tem 9,48% das intenções de voto e o atual prefeito Rogério
Cruz (Solidariedade), 5,16%.
Os fatores que explicam a virada de Mabel são muitos. Mas, os principais são que ele tem a maior coligação partidária, cumpre agenda intensa, conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado e veste o figurino de bom gestor aliado ao perfil de empresário de sucesso. A combinação desses pontos aponta para o favoritismo dele na disputa.
O Instituto Goiás Pesquisas ouviu 601 eleitores de Goiânia entre os dias 31 de agosto e 1° de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Foram realizadas entrevistas face a face, tanto em domicílios particulares quanto em pontos de fluxo, abrangendo todas as regiões de Goiânia, conforme o plano amostral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO-08389/2024.