Eleições

Anti-aborto e ideologia de gênero, suplente do Pros assume vaga de Elias Vaz na Câmara

Pré-candidato a deputado estadual, substituto pode ficar no posto por até 90 dias. Em breve, outros dois parlamentares deverão apresentar pedidos de licença com finalidade eleitoral

Na terça-feira (7), o plenário da Câmara Municipal de Goiânia concedeu licença de 121 dias ao vereador Elias Vaz (PSB), o qual irá concorrer a deputado federal nas eleições de outubro. Sua vaga será ocupada pelo suplente Cairo Salim (Pros), o qual também tomou posse na oportunidade e assume o posto empunhando bandeiras conservadoras “contra o aborto e ideologia de gênero”.

Vaz utilizou a tribuna para justificar a ausência. “Farei visitas a vários municípios e não quero prejudicar os trabalhos desta casa. Trata-se de uma candidatura a deputado federal, que exige mais tempo e dedicação quase total”.

Elias aproveitou o ensejo ainda para se manifestar contra a posição de seu partido, a qual declarou apoio ao tucanato goiano, representado pelo governador e candidato ao governo José Eliton (PSDB), e Marconi Perillo (PSDB), lançado ao Senado.

“Votarei em Daniel Vilela (MDB) para o governo e, ao Senado, confirmarei os nomes de Lúcia Vânia e Jorge Kajuru. Respeito meu partido, mas assumo uma postura de independência política”.

Com objetivo eleitoral, outros dois parlamentares, do PRP, devem protocolar pedidos de licença em breve: Jorge Kajuru e Cabo Senna, que pleitearão, respectivamente, cadeiras no Senado e na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Chegada polêmica

Salim, que também é candidato a deputado estadual em 2018, chega com uma postura declarada “em defesa da família”. “Sou contra o aborto e ideologia de gênero. Acredito que esta última ensina e incentiva crianças a despertarem questões da sexualidade e entendo que isso não deve ser ensinado pelas escolas, mas pelas famílias no momento correto”.

Além disso, o parlamentar – que revela ter sido pego de surpresa por Elias – deverá atuar com foco no segmento empresarial, já que foi vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) e diretor da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás).

“Estou fazendo um apanhado dos trabalhos até aqui desenvolvidos, vendo os projetos já colocados em votação. Não tenho intenção em apresentar um volume exagerado de projetos, mas quero bater de frente contra a Zona 40 no centro de Goiânia, atuar pela reabertura do Mutirama e engrossar a fiscalização de obras inacabadas no município”.

O parlamentar deverá permanecer no posto por até 90 dias, prazo o qual irá variar de acordo com os desempenhos de Elias e dele próprio nas eleições. Pela primeira vez na função, Cairo já disputou vaga na própria Câmara e também na Alego em pleitos passados. Em 2016, por exemplo, defendia a legalização do Uber e projetos de iniciação esportiva.