PRONUNCIAMENTO

Ao retirar nome da disputa, Doria alfineta o PSDB

"Agradeço quem lutou pela democracia interna do partido"

Entusiasta da 1ª vacina contra Covid do Brasil, Doria celebra prêmio Nobel para pesquisadores (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O ex-governador de São Paulo, João Doria, retirou a pré-candidatura à presidência. Em pronunciamento de cerca de dez minutos, nesta segunda-feira (23), ele também alfinetou a decisão do partido dele, o PSDB, de lançar um nome conjunto com o MDB e Cidadania.

“Agradeço quem lutou pela democracia interna do partido”, disse no fim do discurso, ao lembrar que foi o vencedor das prévias do fim do ano passado para disputar o Planalto. Doria chegou a enviar carta para o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo – que estava ao lado dele durante o discurso -, pressionando a sigla a aceitar o resultado das prévias.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive, defendeu a posição de Doria. Na última semana, porém, o PSDB, o MDB e o Cidadania consideraram o nome da senadora Simone Tebet (MDB) o mais viável.

“Seguirei como observador sereno do meu País”, disse em tom melancólico. Ainda em sua fala, o ex-governador de São Paulo disse que sai como entrou: “Cheio de ideias e com o coração cheio de esperança.”

Trecho da desistência

Na manhã desta segunda, Doria retirou o nome da disputa. “Hoje, neste 23 de maio, serenamente entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário a minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada.”

Ele também aproveitou o momento para criticar Bolsonaro (PL) e Lula (PT), a quem classificou como extremos. Segundo ele, os eleitores “não aquele que foi envolvido em escândalos de corrupção. E nem aquele que não deu conta de salvar vidas, não deu conta de salvar a economia e que envergonha nosso país em todo o mundo”.

Doria em Goiás

O ex-governador de São Paulo, João Doria, esteve em Goiás na última sexta (20). Naquele momento, ele ainda tentava salvar a pré-candidatura. Na ocasião, contudo, um dos pontos mais marcantes da participação dele foi a “confirmação” da pré-candidatura de Marconi Perillo (PSDB) ao governo.

“Alguém tem dúvida que Marconi será o próximo governador deste Estado?”, discursou para correligionários no Hotel Plaza Inn, em Goiânia. Ainda durante a fala, ele agradeceu pela defesa do nome dele para ser candidato à presidência e elogiou o goiano. “Você não é promessa, é a realidade que o povo espera nas próximas eleições”, disse.