Acareação

AO VIVO: Pasternak e Maierovich defendem medidas sanitárias à CPI da Covid, assista

Microbiologista e médico sanitaristas farão debate científico acerca das medidas adotadas pelo Governo Federal contra o avanço da pandemia

Microbiologista e médico sanitarista vão debater iniciativas do governo federal contra a Covid-19 na CPI da Covid (Foto: reprodução)

Após a derrocada do depoimento do governador do estado do Amazonas, Wilson Sales, a Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve dois especialistas para debater de maneira científica as medidas que foram tomadas pelo governo federal no combate à Covid-19. Com isso, a microbiologista Natalia Pasternak e o médico sanitarista Cláudio Maierovitch prestarão esclarecimentos dos senadores e do público, que poderá enviar perguntas através do portal E-Cidadania.

Quem são os entrevistados

Natalia Pasternak é formada em ciências biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Também é PhD com pós-doutorado em microbiologia na área de genética molecular de bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP).

A microbiologista é diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência. Também é colunista do jornal O Globo, das revistas The Skeptic (Reino Unido) e Saúde e autora do livro Ciência no Cotidiano, além de ser a editora responsável pela revista Questão de Ciência.

Pesquisadora visitante do ICB-USP no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas (LDV) e professora convidada na Fundação Getulio Vargas na área de administração pública, Natalia tornou-se membro, em 2020, do Committee for Skeptical Inquiry (EUA). Foi agraciada com o prêmio internacional de promoção do ceticismo The Ockham Award (Navalha de Ockham) e dirigiu no Brasil o festival internacional de divulgação científica Pint of Science — Um Brinde à Ciência, coordenando palestras em 85 cidades. A convite da ONU, integra a Equipe Halo, um time de cientistas que promove esclarecimentos sobre vacinas no TikTok.

Cláudio Maierovitch é médico sanitarista, especialista em políticas públicas e gestão governamental e mestre em medicina preventiva e social. Também coordena o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília. Foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2003 a 2008 e diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (entre 2011 e 2016).

Assista: