ENERGIA

Aparecida (GO) quer instalação de usina fotovoltaica por Parceria Público Privada

Município deve abrir edital do processo licitatório para próximos meses. Usina promete economia de R$ 150 mil por mês para a cidade

Energia solar (Foto: Claudivino Antunes - Divulgação)

O município de Aparecida de Goiânia em fase de finalização de projeto para instalação de uma usina fotovoltaica no município. A intenção é buscar Parceria Público Privada (PPP) para construção, instalação e exploração de energia, com contrapartida para o município de 5% no valor gasto com energia elétrica. O cálculo da prefeitura é que haveria R$ 150 mil em economia aos cofres públicos.

A prefeitura realizou no dia 18 de maio uma audiência pública para discutir a instalação do parque de geração de energia solar fotovoltaica. A partir da audiência, houve a captação de sugestões que poderão compor o projeto. Em seguida, com o projeto pronto, será divulgado a minuta para avaliação pública. E só então dar início ao processo licitatório.

A intenção é que a construção seja iniciada em 120 dias após a assinatura do contrato.

De acordo com a secretária executiva de parcerias de Aparecida de Goiânia, Naira Andrade, o objetivo do município é criar fontes de energia renováveis, mais limpa e econômica. Para isso, a empresa vencedora irá explorar o serviço por 20 anos. Após esse período, as usinas serão transferidas sem ônus para a Prefeitura de Aparecida.

Serra das Areias

Segundo projeto, a instalação das usinas demanda área de aproximadamente 100 mil m². O local da instalação será definido posteriormente, conforme disponibilidade de áreas públicas na cidade.

Nair Andrade aponta que há áreas públicas disponíveis na região da Serra das Areias, mas só será definido com o avanço do projeto.