Aparecida sanciona projeto que proíbe o uso de narguilé em espaços públicos
Aprovado na Câmara de Aparecida por unanimidade, foi sancionado um projeto de lei que proíbe…
Aprovado na Câmara de Aparecida por unanimidade, foi sancionado um projeto de lei que proíbe o uso de narguilé nos espaços públicos da cidade. A matéria teve a assinatura do prefeito em exercício, Veter Martins (PSD). “Os prejuízos à saúde por conta desses instrumentos envolvem tanto os fumantes de fato quanto os chamados passivos, aqueles que apenas inalam a fumaça que sai do narguilé”, defendeu o vereador Ataídes Neguinho (PSDB), propositor da matéria.
Com a medida, ficam vedados o consumo do tabaco aromatizado em praças, áreas de lazer e arenas esportivas. O equipamento ainda é permitido em tabacarias e estabelecimentos deste tipo, que não permitem a entrada de crianças e adolescentes, conforme legislação municipal.
Vale destacar que menores que forem flagrados usando narguilé em locais públicos serão encaminhados ao Conselho Tutelar. Caberá a Guarda Civil Municipal auxiliar os órgãos fiscalizadores no cumprimento da lei nestes espaços e nas demais áreas públicas com aglomeração de pessoas em Aparecida.
Em caso de descumprimento, a lei prevê multa de R$ 500, aplicando-se o dobro em caso de reincidência. Parte ou todo o valor arrecado pode ser utilizado para ações e campanhas educativas na cidade. O texto foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do município na última quarta-feira (1º) e a medida entra em vigor em 30 dias.