RUMO A 2022

Apenas 1% dos filiados ao PSDB em Goiás se cadastrou para votar nas prévias

Disputa visa a definir o pré-candidato tucano à presidência da República para a eleição de 2022

José Eliton retira pré-candidatura ao governo de Goiás, nesta quinta (Foto: Instagram)

Apenas 1% dos filiados ao PSDB em Goiás se cadastrou para votar nas prévias do partido, que acontecem neste domingo (21) e vão definir quem será o candidato tucano a presidente da República em 2022. O PSDB tem 71,3 mil membros no Estado. Os aptos a votar são 742 (ou 2% do total do País). O cadastramento terminou no dia 15 de novembro.

Os candidatos são o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria. Em Goiás, o PSDB tem 216 filiados com mandato. O peso do voto deles será maior. O ex-governador José Eliton votou via aplicativo de smartphone e depois seguiu para Brasília acompanhado do prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB). Os principais nomes do PSDB brasileiro se encontrarão na capital federal.

“Estamos todos festejando a democracia. Você, que é filiado ao PSDB, vamos votar”, afirmou o ex-governador. No início de outubro, Eliton e outros ex-dirigentes do partido em Goiás divulgaram carta aberta em que manifestaram voto no governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A principal divergência interna é o ex-governador Marconi Perillo, que declarou apoio a Doria.

Os três candidatos estiveram em Goiânia. Um dos momentos mais marcantes dessas visitas foi quando Eliton e e o ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba cobraram Doria sobre a presença de goianos no seu governo que apoiarão a reeleição do governador Ronaldo Caiado em 2022. Referiam-se ao então secretário de Transportes, Alexandre Baldy, e ao então secretário da Fazenda, Henrique Meirelles.

Como vão funcionar as prévias do PSDB

O universo de votantes que vai escolher o candidato do PSDB a presidente da República foi dividido em quatro grupos. Cada grupo representa 25% do peso total.

São eles: filiados (grupo 1, com 25% de peso); prefeitos e vices (grupo 2, com 25% de peso); vereadores (grupo 3.1, com 12,5% de peso), deputados estaduais (grupo 3.2, com 12,5% de peso) e grupo 4 formado por deputados federais, senadores, governadores, vices, ex-presidentes e presidente do PSDB, com peso de 25%.

Em Goiás estão cadastrados para votar 1,43% do grupo 1; 3,83% do grupo 2; 3,42% do grupo 3.1 e 694% do grupo 3.2 e 1,82% do grupo 4.

Em todo o país, o número de filiados cadastrados para votar soma 44,7 mil, o que representa 3,3% do total.