Primeira votação

Após aprovação do projeto que antecipa eleição na Alego, Lissauer já adianta candidatura

“O poder Legislativo nesses mais de nove meses dessa legislatura teve vários avanços no nosso mandato”

Apesar de não ter consenso, deputado afirma que maioria na Alego é contra extinção de municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), comentou a aprovação em primeira votação do projeto que altera o regimento da Casa. A proposta ainda antecipa a eleição da mesa diretora para 30 de outubro. Segundo ele, caso passe em segunda votação, ele se coloca à disposição para a reeleição.

“O poder Legislativo nesses mais de nove meses dessa legislatura teve vários avanços no nosso mandato e pontuei para os deputados. Por consenso, eles resolveram antecipar a eleição.”

No texto original de Lucas Calil (PSD) está previsto um aumento proporcionalidade para uso do pequeno expediente pelas deputadas. A antecipação da eleição e a criação da vaga de terceiro vice vieram por meio de emenda do deputado Henrique Arantes (MDB).

Anteriormente, o deputado Humberto Aidar (MDB) justificou que a medida é por não haver disputas internas em ano eleitoral – a eleição ocorreria no próximo ano, ocasião de disputas municipais. Lissauer confirmou a justificativa.

Candidatura

Segundo Lissauer, caso seja eleito para chegar aos quatro anos de mandato, continuará a dar independência e garantir os avanços que a Casa precisa. “E mostrar que ela está aberta ao diálogo, sempre pensando no bem estar dos goianos.”

Ele lembra que, no período a frente do legislativo, foi possível conquistar e garantir independência para a Alego, “valorizando cada parlamentar e dando oportunidade nos debates de ideias. A Assembleia é da população, aberta a todos, é dos deputados, que precisam de estrutura para trabalhar e representar povo… E assim seguiremos: com diálogo transparente, harmonioso entre os poderes, mas mostrando a força e independência do Legislativo”.

Relação com o governador

Questionado sobre os diálogos com o governador Ronaldo Caiado (DEM), Lissauer afirma que nada é feito se não for na base do diálogo. “Tivemos uma conversa clara e cristalina, e ele concordou com as opiniões [apresentadas].”

Inclusive, o líder do governo no parlamento goiano, Bruno Peixoto (MDB), que votou favorável ao projeto de antecipação de pleito, reforçou que Lissauer tem conduzido a Casa com maestria. “Evidentemente, de mãos dadas com o governador.”

De acordo com o emedebista, até por isso não houve articulação por parte do Governo para a indicação de outro candidato. “Todas as matérias do Executivo, sem exceção, foram aprovadas”, citou.