Após cassação de chapa, Iaciara (GO) elege Waguinha de Delza para prefeito
Ele venceu Arthurzinho do Laboratório (Cidadania) por diferença de apenas 37 votos. Concorreu ainda Sula, do PDT
Eleitores de Iaciara, município a cerca de 600 km de Goiânia, elegeram Wagner Nery Sampaio, conhecido como Waguinha de Delza (PL), como prefeito, em eleição suplementar realizada no domingo (5). Ele venceu Arthurzinho do Laboratório (Cidadania) por diferença de apenas 37 votos.
Waguinha de Delza foi eleito com 1.773 votos votos (36,88% do total), enquanto Arthurzinho do Laboratório obteve 1.736 votos. Concorreu ainda Sula (PDT), que conquistou 1.299 votos.
O novo prefeito era presidente da Câmara Municipal de Iaciara e assumiu a prefeitura de forma interina após cassação da chapa de Haicer Sebastião Pereira Lima, conhecido Mano (PL), e o ex-vice-prefeito Marcos Pereira de Macedo — reeleitos em 2022.
Cassação
Haicer e Marcos tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em razão de irregularidades verificadas na Prestação de Contas de campanha. O Ministério Público Eleitoral apontou que a campanha recebeu doações não identificadas, com suspeitas de uso de funcionários da prefeitura como “laranjas”. Após confirmação da sentença pelo TRE, ambos foram afastados dos cargos em novembro de 2022.
Na decisão inicial, o Juízo da 29ª Zona Eleitoral de Posse (a qual pertence o município de Iaciara) pontuou que, no processo de prestação de contas de campanha, identificou-se o recebimento de doações realizadas por vários funcionários da prefeitura, totalizando R$ 48,1 mil.
A situação causou estranheza pelo fato de que todo esse montante foi concentrado e recebido em apenas nove dias, bem como por haver padronização de valores, dias e horários em 47 dos 52 depósitos recebidos.