Após parecer da procuradoria, relatório do Plano Diretor sai em uma semana
Expectativa é de que nos próximos 15 dias documento seja entregue à relatora do projeto
A expectativa da vereadora Dra. Cristina (PSDB) é que nos próximos 15 dias o parecer da procuradoria da Câmara de Goiânia entregue relatório sobre o Plano Diretor da cidade. Com isso, ela pretende entregar a a própria avaliação feita por ela uma semana depois, além de fazer a leitura e comparações.
Conforme a relatora, o parecer deve seguir uma linha com recomendações para ocupação dos vazios urbanos, por meio de incentivos, mas com respeito ao meio ambiente e patrimônio histórico. Ela afirma que cidades como Rio, São Paulo, conseguiram, em alguns bairros, recuperar características arquitetônicas trazendo lazer. Além de Lisboa (Portugal), Bogotá e Medelín (Colômbia).
“Porém, por mais que a sociedade civil interfira, depende do poder público. Quem dá a direção é o poder público”, afirma.
Encontro
A parlamentar também adiantou que tem visitado os pontos turísticos da cidade, a fim de entender a complexidade de se fazer turismo na capital. “Na quarta-feira que vem (9) vamos visitar os territórios destinados ao parque tecnológico e os eixos de desenvolvimento.”
Ela também revela que estuda uma agenda próxima para uma reunião com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves, para pacificar acerca dos eixos de desenvolvimento. “Principalmente perto do Parque Anhanguera, Marginal Cascavel, Vila Rosa, onde houve retirada do gabarito e que são regiões já urbanizadas, com escolas, mercados, correios e vias largas. Não tem sentido não incentivar construções naqueles vazios urbanos”, declarou.
Cristina também defende a recuperação de setores que podem caminhar para o entretenimento, especialmente o centro. “Quero levar as pessoas de volta ao centro.”