Goiás

App da Assembleia Legislativa de Goiás recebe 150 sugestões de projeto em dois meses

App se chama "Deputados Aqui" e pode ser encontrado em versões para Android e iOS

Aplicativo Deputados Aqui (Foto: Reprodução)
Aplicativo Deputados Aqui (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa de Goiás criou e disponibilizou, para download gratuito, um aplicativo que dá ao cidadão comum a possibilidade de sugerir projetos de lei, entre outras funcionalidades. O app se chama “Deputados Aqui” e pode ser encontrado em versões para Android e iOS. Dois meses depois de lançado, o aplicativo já recebeu 150 sugestões.

Uma delas é da advogada Rebeca Macedo. Foi dela a ideia que deu origem ao projeto de lei nº 1164/23, que pleiteia isentar as pessoas com deficiência (PCD) da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos por órgãos no âmbito da administração pública estadual. 

A advogada, que estuda para concursos e é PCD, argumenta que outros estados oferecem a isenção que ela propôs em Goiás. “Quem tem alguma deficiência possui gastos mensais mais altos que a média da população e uma oportunidade dessas pode ser a diferença entre a pessoa conseguir ou não prestar um concurso público”, explica. 

Ela conta que soube do ‘Deputados Aqui’ por meio de uma notícia publicada nas redes sociais e resolveu fazer o teste. “Eu fiquei muito surpresa com a rapidez de todo o processo. Na verdade, eu nem acreditava que alguém fosse realmente ler, mas recebi o primeiro retorno da Casa em cerca de duas semanas”.

O presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto (UB), que já protocolou três proposituras advindas de sugestões via app, diz que um dos trunfos do aplicativo é o de aproximar o cidadão do Legislativo. “O cidadão passa a ter voz ativa na esfera legislativa. É uma ferramenta pautada pela transparência, cidadania e compromisso público”.

Como sugerir

Depois de fazer o download do aplicativo, o cidadão deve clicar na aba “Sua lei” (que vai diretamente para o canal “Aqui, você faz a lei”), preencher o formulário e enviar a sugestão. Os contatos são recebidos pela equipe do app, que os encaminha para a Secretaria Adjunta de Consolidação de Legislação, vinculada à Diretoria Parlamentar. O propositor recebe um e-mail para confirmar que a sua proposta chegou ao Parlamento goiano.