HONRARIA

Arcebispo de Goiânia, mineiro dom João Justino recebe título de cidadão goianiense

“Embora sinta saudades da minha cidade natal, Juiz de Fora, estou aqui para servir"

Arcebispo de Goiânia, mineiro dom João Justino recebe título de cidadão goianiense (Foto: Reprodução - Twitter)

O arcebispo metropolitano de Goiânia, dom João Justino de Medeiros Silva, recebeu a medalha Pedro Ludovico Teixeira e o título de cidadão goianiense, na Câmara municipal, nesta quinta-feira (26). A honraria foi entregue pelos vereadores Anselmo Pereira (MDB) e Gabrela Rodart (DC).

“Embora sinta saudades da minha cidade natal, Juiz de Fora, estou aqui para servir. Disse o meu sim ao santo padre e me sinto obrigado a colaborar em todos os sentidos”, disse Justino durante a sessão.

Vale lembrar, o religioso foi nomeado pelo Papa Francisco em 9 de dezembro para substituir Dom Washington Cruz, que fez o pedido de renúncia por motivos de idade. À época, ele tinha 75 anos. Justino foi empossado em 16 de fevereiro.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também prestigiou a solenidade. “Goiânia rendeu uma das mais significativas homenagens a um homem de fé e que vem desenvolvendo um grande trabalho social na nossa cidade”, comentou no Twittter.

Dom João Justino

Presidente reeleito da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Justino tem 55 anos e é visto como progressista, com posicionamentos em defesa da educação inclusiva e da ciência, e tem até um podcast no Spotify.

Dom João Justino é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia, além de ter mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Transferido da Sé de Montes Claros (MG), ele está presente na maioria das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e até Spotify, plataforma em que mantém um podcast com os programas Testemunho da Luz e Luz para os meus Passos.

Destaca-se, ele tem posicionamentos considerados progressistas, como a defesa das cotas raciais, povos indígenas e contra projetos conservadores na educação.

O novo arcebispo de Goiás é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma; e graduado nos cursos de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora; em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF); e em Filosofia e Teologia, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, também em Juiz de Fora.