Santa Genoveva

Dom Washington se manifesta contra mudança de nome de aeroporto de Goiânia

Projeto na Câmara dos Deputados prevê retirada do nome Santa Genoveva para Iris Rezende no lugar

Bancada goiana estaria resistente a projeto que dá a aeroporto nome de Iris (Foto: Jackson Rodrigues - Divulgação)

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, se manifestou contra a mudança do nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito  Iris Rezende.  Declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais. Projeto do senador Luiz do Carmo (MDB), aprovado no Senado, tramita na Câmara dos Deputados com a proposta de alteração do nome de Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva para Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende.

“Todos sabemos que Altamiro de Moura Pacheco só faria a doação do terreno se ele se chamasse Santa Genoveva, para homenagear a mãe”, disse o arcebispo de Goiânia.

Dom Washington Cruz argumentou ainda que o nome Santa Genoveva homenageia não somente a mãe do doador do terreno, como a padroeira de Paris, onde vivia o patrono da aeronáutica Santos Dumont.

“[Santa Genoveva] nos traz à memória a cidade exuberante e charmosa onde o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, inaugurou o primeiro voo do planeta”, continuou o clérigo.

“Espero que ninguém tire o belíssimo e histórico nome de Santa Genoveva sem o qual o nosso aeroporto não seria construído naquele lugar”, completou o líder religioso.

 Santa Genoveva: família de Altamiro é contra mudança do nome do aeroporto de Goiânia

A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o mencionado projeto de lei em tramitação no Congresso. O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.

No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”.

“Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.

Para homenagear Iris: proposta já passou pelo Senado

O plenário do Senado aprovou em novembro projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.

A homenagem se soma a várias outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.

O autor do projeto do Senado é o parlamentar Luiz do Carmo. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria.

“Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse Luiz.