Dom Washington se manifesta contra mudança de nome de aeroporto de Goiânia
Projeto na Câmara dos Deputados prevê retirada do nome Santa Genoveva para Iris Rezende no lugar
O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, se manifestou contra a mudança do nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito Iris Rezende. Declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais. Projeto do senador Luiz do Carmo (MDB), aprovado no Senado, tramita na Câmara dos Deputados com a proposta de alteração do nome de Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva para Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende.
“Todos sabemos que Altamiro de Moura Pacheco só faria a doação do terreno se ele se chamasse Santa Genoveva, para homenagear a mãe”, disse o arcebispo de Goiânia.
Dom Washington Cruz argumentou ainda que o nome Santa Genoveva homenageia não somente a mãe do doador do terreno, como a padroeira de Paris, onde vivia o patrono da aeronáutica Santos Dumont.
“[Santa Genoveva] nos traz à memória a cidade exuberante e charmosa onde o pai da aviação, Alberto Santos Dumont, inaugurou o primeiro voo do planeta”, continuou o clérigo.
“Espero que ninguém tire o belíssimo e histórico nome de Santa Genoveva sem o qual o nosso aeroporto não seria construído naquele lugar”, completou o líder religioso.
Santa Genoveva: família de Altamiro é contra mudança do nome do aeroporto de Goiânia
A família de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área onde fica o aeroporto de Goiânia, publicou carta em que critica o mencionado projeto de lei em tramitação no Congresso. O terreno foi doado ao estado sob a condição de que fosse utilizado para a atividade aeroportuária e se chamasse Santa Genoveva, em referência à mãe de Altamiro, Dona Genoveva.
No documento, familiares ressaltam que Iris é digno de homenagens, mas reforça que a iniciativa que pretende alterar o nome do aeroporto está “desprezando a história [de Goiânia] e a memória de quem ajudou a construí-la”.
“Nós, goianos, jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem, em cada época, contribuiu para a construção de nosso Estado”, diz a carta.
Para homenagear Iris: proposta já passou pelo Senado
O plenário do Senado aprovou em novembro projeto de lei que muda o nome do aeroporto de Goiânia para homenagear o ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (MDB). A matéria segue para análise e votação na Câmara dos Deputados.
A homenagem se soma a várias outras que tramitam em casas legislativas de Goiânia e Goiás para homenagear o ex-prefeito.
O autor do projeto do Senado é o parlamentar Luiz do Carmo. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) foi o relator da matéria.
“Essa homenagem tem como propósito agradecer a Iris Rezende pela grande contribuição que prestou à nação brasileira, pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido estado de Goiás”, disse Luiz.