COMO EM GOIÁS

Assembleia aprova em 1ª votação transferência da capital por um dia para Trindade

Mudança está prevista para o primeiro domingo de julho, data que marca o encerramento da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (11), projeto que autoriza a transferência simbólica da capital de Goiás para a cidade de Trindade. A proposta é do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).

O texto que tramita na Assembleia visa a transferência do título para o primeiro domingo de julho, data que marca o encerramento da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. Trata-se da maior celebração religiosa do Estado e uma das maiores do País.

A mudança significa a transferência das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais na data. Galindo lembra que a romaria é considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, realizado em Belém (PA).

Em 2023, inclusive, cerca de 3,6 milhões de fiéis passaram por Trindade em missas, novenas, procissões, caminhadas e shows. A movimentação impactou a economia com mais de R$ 40 milhões.

A matéria ainda precisa ser aprovada em segunda votação. Caso passe em plenário, ela segue para sanção da governadoria. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ela teve relatoria do deputado Veter Martins (PRD)

Sobre a cidade Goiás, o município recebe a transferência da capital no dia 25 de julho, aniversário do município – no ano passado, na véspera, dia 24. A mudança ocorre desde 1961 por decreto do então governador Mauro Borges. O texto também definiu que, a partir daquele ano, no dia do aniversário da cidade, todos os governadores seguintes dariam expediente do município.