Bastidores do Poder

Assembleia Legislativa voltará às atividades na próxima semana

Após duas semanas de trabalhos paralisados na Casa devido aos aumentos de casos de Covid-19, a Presidência deve retomar com as sessões híbridas

Assembleia de Goiás (Foto: Sérgio Rocha)

A Assembleia Legislativa de Goiás vai retomar as sessões plenárias a partir da próxima semana. A coluna conversou com deputados que afirmaram que a intenção do presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), é voltar com as atividades legislativas na próxima terça-feira (16), mas manter as sessões híbridas, com alguns parlamentares participando remotamente das discussões e votações de projetos ,e outros presentes no plenário. Mesmo com o retorno às atividades parlamentares, a orientação é manter poucos funcionários nos gabinetes e nos departamentos. A Assembleia decretou a suspensão dos trabalhos presenciais dos servidores mas duas últimas semanas seguindo os decretos das prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia.

Memórias

A prefeitura de Goiânia começou os estudos para criação do Museu do Esporte na capital.  O secretário Municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, já conversa com a Secretaria de Cultura em busca da definição de um local para o museu.

Sonho

A proposta do museu surgiu junto com a recriação da secretaria dos Esportes, idealizada pelo prefeito eleito, Maguito Vilela, ainda durante a campanha eleitoral.

Fraqueza

Os deputados federais goianos ficaram de fora da presidência das principais Comissões da Câmara Federal. As Comissões de Constituição e Justiça, Agricultura, Finanças, Integração Nacional, Educação e Ciência e Tecnologia tiveram seus presidentes eleitos na tarde desta quarta-feira.

Será que vai?

O juiz José Proto de Oliveira estipulou prazo de 48 horas, a partir desta quarta-feira, para que a Prefeitura de Goiânia e as empresas de transporte coletivo urbano cumpram medidas contra aglomeração dentro de ônibus e terminais. Caso a determinação judicial seja descumprida, as empresas terão de pagar multa de R$ 5 mil por dia.

Efeito

Goiás bateu 9 mil mortes para Covid-19. E, de acordo com o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, somente quando Goiás vacinar um terço da sua população os números de mortes e internações vão diminuir.

 Tristeza

O problema é que a entrega das doses pelo Ministério da Saúde aos Estados tem sido a conta gotas.

De volta a 2020 

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, quer voltar com o escalonamento das atividades comerciais por região na cidade como fez no início da pandemia no ano passado. O escalonamento deve começar já a partir de segunda-feira.