“É possível que não tenha quase nenhuma sequela”, diz médico sobre Íris Rezende
Ex-governador permanecerá intubado de forma preventiva
Com colaboração de Francisco Costa
Íris Rezende pode não ter sequelas do AVC que sofreu nesta manhã. Foi o que disse o médico responsável pela operação, Valter Costa, em entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (6). De acordo com cirurgião, a hemorragia atingiu o lobo temporal direito, que não é uma área dominante do cérebro.
“O lobo temporal direito não é uma esfera dominante. É possível que não fique sequela quase nenhuma. Se ele se recuperar bem, como nós esperamos que ele se recupere, vai ter poucas sequelas”, ressaltou.
Valter disse também que a cirurgia foi um sucesso e que o sangramento do ex-governador foi controlado. Apesar disso, ele permanecerá intubado de forma preventiva.
“Ele está bem nesse momento, mas nós deixamos ele intubado até amanhã porque, se ele acordar agora, vai ficar muito agitado. Esse repouso da intubação é necessário para deixar o cérebro em repouso. Ele fica quieto”, disse o médico.
Íris deu entrada por volta das 11 horas da manhã no Hospital Neurológico com forte dor de cabeça. De acordo com o médico, ele estava sonolento, confuso e agitado. Logo após os exames que diagnosticaram o AVC, o ex-governador foi submetido a uma cirurgia de emergência.
Apesar do sucesso da cirurgia, Valter não descartou a possibilidade de novos sangramentos. “O aspecto é muito bom. A gente nunca pode garantir que não vai sangrar de novo. Ele estava tomando anticoagulante. O risco de sangrar existe ainda. Mas pelo aspecto, ele vai evoluir muito bem”.
Antes, a assessoria do ex-prefeito informou que o procedimento cirúrgico foi bem-sucedido. Contudo, não deu detalhes.
“O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende passou por cirurgia nesta tarde, no Instituto Neurológico, em Goiânia, depois de sentir dores de cabeça e ser constatado quadro de AVC hemorrágico. O procedimento foi considerado bem sucedido. Detalhes serão informados em coletiva de imprensa. O horário será confirmado ainda.”
Anteriormente, o Mais Goiás já havia antecipado o sucesso da cirurgia. Depois de conversar com Ana Paula Rezende, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, informou à imprensa que a cirurgia de Iris Rezende no Hospital Neurológico já terminou e que o resultado foi positivo.
Mais cedo, a comunicação do gestor informou que os procedimentos pré-cirúrgicos foram bem sucedidos. Vale lembrar, o emedebista foi internado no Hospital Neurológico, hoje, após acordar com leve dor de cabeça.
Homenagens a Iris
Durante o dia, diversos políticos utilizaram as redes sociais para dedicar palavras de carinho e orações ao ex-prefeito. Além do governador Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (MDB), o prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) e outros se manifestaram em solidariedade ao ex-prefeito de Goiânia.
“Estou com pensamento em Deus para que corra tudo bem com o nosso líder Iris Rezende, que se encontra no Hospital Neurológico. Quando tive trombose venosa cerebral, no início de 2020, recebi do prefeito Iris sua solidariedade e carinho. Deus o abençoe agora”, escreveu Mendanha no Twitter.