Até domingo, seis pesquisas de intenção de votos devem sair, em Goiânia
No dia pleito será publicada a última, segundo registro do TSE; advogado explica que legislação permite
Na reta final do segundo turno do pleito de Goiânia, as campanhas de Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB) lutam para definir a supremacia nas urnas. Só a confirmação nas máquinas dará o resultado definitivo, mas as pesquisas podem antecipar ou, pelo menos, indicar favoritismos. Até domingo (29), o dia do pleito, seis levantamos de intenção de votos devem ser publicados.
Ainda para esta quinta-feira (26), conforme autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista a pesquisa Fortiori. Na sexta (27), Real Time Big Data. Confira todos os dados a seguir.
Veja calendário:
Fortiori
Pesquisa feita entre os dias 24 e 25 – divulgação: dia 26
600 entrevistados
Real Time Big Data
Pesquisa feita entre os dias 25 e 26 – divulgação: dia 27
Ibope
Pesquisa feita entre os dias 22 e 28 – divulgação: dia 28
602 entrevistados
Serpes
Pesquisa feita entre os dias 25 e 27 – divulgação: dia 28
601 entrevistados
Goiás Pesquisas
Pesquisa feita entre os dias 24 e 25 – divulgação: dia 28
601 entrevistados
Editora Azul
Pesquisa feita entre os dias 23 e 25 – divulgação: dia 29
784 entrevistados
Dúvida
Sobre a divulgação de pesquisa no domingo (29), dia da eleição, o Mais Goiás procurou o advogado eleitoral Bruno Pena. Segundo ele, se esta for realizada antes, pode ser divulgada na data.
Ele cita a resolução do TSE n.º 23.600/2019. “As pesquisas realizadas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia das eleições, desde que respeitado o prazo de cinco dias previsto no art. 2° e a menção às informações previstas no art. 10 desta Resolução”, reproduz a legislação.