Ativo nas redes sociais, Iris segue distante da eleição em Goiânia
O prefeito Iris Rezende (MDB) tem postado homenagens a Goiânia, que faz 87 anos neste…
O prefeito Iris Rezende (MDB) tem postado homenagens a Goiânia, que faz 87 anos neste sábado (24). Nesta sexta-feira (23), ele publicou um vídeo com diversas imagens, inclusive com o governador Ronaldo Caiado (DEM), que apoia Vanderlan Cardoso (MDB). A mensagem foi republicada nas redes sociais de Maguito Vilela (MDB), candidato a sucessão de Iris.
Apesar das atividades nas redes sociais, Iris se mantém afastado do pleito, sem declarar apoio oficial a ninguém. O prefeito, que se aposentou oficialmente em 25 de agosto, já disse por diversas vezes que focará em fechar sua administração. Maguito, por sua vez, tem exibido depoimentos do cacique emedebista na propaganda eleitoral dele.
No vídeo dele, Iris aparece em diversas fotos e depois dizendo: “Grande parte da minha caminhada política se entrelaçou com a caminhada política de Maguito Vilela. Ao Maguito eu tenho aplausos e manifestação de admiração e de respeito.” O vídeo faz parte de “Maguito – Uma Trajetória Política”, documentário curta-metragem de 2017.
O ex-governador já disse que Iris era “o maior cabo eleitoral do Brasil“. A fala foi feita no dia da convenção do MDB, ocasião que não teve a presença de Rezende.
Com a aposentadoria, o nome de Iris passou a ser buscado por diversos candidatos. Principal adversário de Maguito, Vanderlan já teceu elogios ao atual prefeito e o visitou, logo que foi confirmado candidato. Ele chegou a dizer: “Não vai apoiar ninguém, mas vai dar conselhos.”
Justificativas
Ainda em setembro, Iris chegou a dizer: “No momento em que disse que estou encerrando a minha carreira política, daquele momento em diante eu não tinha o direito de fazer política.” De acordo com ele, as visitas realizadas por Maguito e Vanderlan não ocorreram com a intenção de “tirar proveito político”.
“Foram mais para demonstrar que não faço restrição a nenhum deles”, salientou. “Nossa convicção é que a população de Goiânia vai ter muito cuidado ao eleger o sucessor. [A população vai] votar em quem tiver proposta e em quem tiver formação e caráter para cumprir aquilo que afirma diante do povo”, disse sem citar diretamente nome dos candidatos.