OPERAÇÃO DARDANÁRIOS

Baldy é denunciado pelo Ministério Público Federal

Pepista é acusado de receber propinas entre 2014 e 2018. Ele chegou a ser preso, mas foi solto após determinação de Gilmar Mendes

Saída de Baldy do governo de São Paulo foi motivada pelo apoio de Marconi a Dória (Foto: Reprodução)

O ex-deputado federal por Goiás, Alexandre Baldy (PP), foi denunciado nesta segunda-feira (17) pelo Ministério Público Federal por corrupção e organização criminosa. O secretário licenciado de Transportes Metropolitanos de São Paulo é investigado pela Operação Dardanários.

O pepista é acusado de receber propinas entre 2014 e 2018. Segundo as investigações, ele faria a intermediação para recebimento de valores atrasados pela organização social Pró-Saúde do governo do estado de Goiás na época. O recurso teria sido utilizado como caixa 2 da campanha a deputado federal de Baldy.

Os supostos crimes teriam ligação com contratos ligados ao governo de Goiás e à Fiocruz e foram denunciados a partir de relatos de delação premiada da Lava Jato. Há inclusão de provas, com vídeo, dos encontros de Rodrigo Dias, primo do ex-deputado, com os delatores, o que comprovaria o recebimento dos valores.

Baldy chegou a ser preso pro determinação da Justiça do Rio de Janeiro, mas acabou sendo liberado pelo ministro Gilmar Mendes. O pepista nega ilegalidades.