Bancada estadual do PMDB debate promessas de campanha com Iris Rezende
Deputados estaduais da bancada do PMDB se reuniram nesta segunda-feira (6) com o prefeito de…
Deputados estaduais da bancada do PMDB se reuniram nesta segunda-feira (6) com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Entre os assuntos discutidos está a municipalização dos serviços de água e esgoto e a criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
O líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado José Nelto, afirma que o projeto não pode ser aprovado sem profunda discussão e muitas modificações. “A proposta tira muitos poderes das prefeituras e praticamente estingue a necessidade das câmaras municipais. Do jeito que está, nós não aceitamos”, afirma Nelto.
Segundo o deputado, no conselho, 51% das cadeiras pertencem ao governo do Estado. “Sabemos que existe uma determinação federal para que sejam criadas ferramentas de gestão das regiões metropolitanas. Ficou definido nesta reunião que não vamos aceitar o conselho como foi proposto”, disse Nelto.
De acordo com o projeto enviado pelo governo do Estado à Alego, o conselho vai ordenar questões estruturais, como saneamento básico; ocupação e uso do solo; resíduos sólidos, política de habitação e meio ambiente; planejamento; segurança pública; mobilidade, transportes e sistema viário. Assuntos ligados a políticas públicas não estão incluídas.
Água e esgoto
Ainda segundo Nelto, os deputados também declararam completo apoio à proposta do prefeito de municipalizar os serviços de água e esgoto na Capital. “A Saneago presta o pior serviço do seguimento no País. Com a mudança, o investimento será feito em uma empresa a ser criada. Acreditamos que o preço pago pelos goianienses pelo serviço deve cair na ordem de 30%”, disse.
O peemedebista afirma que o projeto aprovado na Câmara de Goiânia que renovou a concessão do serviço de água e esgoto na Capital à Saneago não tem validade porque não foi publicado.
Além dessas discussões, Nelto destacou que a reunião de hoje serviu para reunir a bancada e mostrar que não existe desavença com o prefeito. “Apoiamos e acreditamos nesta administração. Iris está certo em economizar cada centavo”, avaliou Nelto.