Eleições em Goiás

Base aliada ao Governo Estadual confirma pré-candidaturas

A única surpresa nos nomes anunciados foi o de Raquel Teixeira, que concorre como vice de José Eliton

A convenção estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) ocorreu na manhã deste domingo (5) no Goiânia Arena. Durante o evento, foi anunciada a vice-candidatura da ex-secretária de Educação e Cultura de Goiás, Raquel Teixeira, para concorrer ao lado de José Eliton. As vagas ao Senado Federal estão confirmadas para o ex-governador Marconi Perillo e a senadora Lúcia Vânia (PSB).

O evento estava marcado para começar às 8h, mas os pré-candidatos chegaram duas horas depois, arrastados por uma maré de gente. Ao todo, a coligação criada pelo PSDB em Goiás tem 17 vagas para deputados federais e 41 para estaduais. Todas as legendas, juntas, representam o maior espaço no horário eleitoral gratuito, tanto em rádio quanto em televisão.

O atual governador e pré-candidato ao Governo de Goiás, José Eliton (PSDB), afirmou que a preocupação da chapa aliada é com ‘o ser humano’. “O ser humano é o foco destinatário de todas as nossas ações”, disse. Eliton afirmou à imprensa que um dos pilares das propostas é a manutenção de programas sociais que já existem.

“Manutenção de programas que consolidaram a inclusão social em Goiás, que garantem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, disse Eliton. Outro foco de governo, se eleito, é a inovação. Ele citou os programas fila única, UEG em rede, a ampliação de educação e da segurança pública.

“Eu acabei de ficar sabendo, foi por isso que não te liguei antes”, cochichou Raquel a um dos repórteres enquanto se preparava para falar com a imprensa no palanque do evento. “Todo o processo foi conduzido pelo ex-governador Marconi Perillo e pelo governador José Eliton. […] A decisão teve como elemento definidor a capacidade de angariar novos seguimentos, de enxergar uma militância que deseja a criação e que se sentem representados”, disse.

Em discurso, Eliton ainda disse que a prioridade de governo será a educação e por isso a importância de Raquel na chapa. Ela, por sua vez, também ressaltou a necessidade de priorizar a educação, a ciência e a tecnologia na gestão. “Tenho muito orgulho do meu passado. Tenho muito orgulho do meu futuro. Acho que a escolha avança na capacidade intelectual”, disse Raquel.

Senado Federal

Sob gritos de “1, 2, 3, Marconi outra vez”, o ex-governador subiu ao palco e iniciou pedindo silêncio para que todos fizessem a oração do Pai Nosso. Ele falou da necessidade de colocar em prática o direito das mulheres por igualdade, lembrando que a chapa majoritária do PSDB traz dois nomes femininos. Uma das propostas de Marconi é voltada para a segurança pública.

“Diremos a todos que não falhamos antes e não falharemos agora. […] Vou propor uma PEC nacional criando o fundo de segurança pública, para que os gastos com segurança não fiquem só nas costas do governo. E os nossos profissionais, os nossos trabalhadores de segurança, possam ser ainda mais valorizados do que já foram em nossos governos e as famílias possam se sentir cada vez mais seguras”, afirmou Perillo.

Após boatos de que a indicação da chapa aliada ao Governo Estadual para o Senado Federal seria do ex-senador Demóstenes Torres (PTB), o partido confirmou que o nome que concorre à cadeira é o da senadora Lúcia Vânia (PSB). Em seu discurso, ela lembrou que foi a relatora da Lei Maria da Penha. E disse que a “esperança tem duas filhas bonitas: a esperança e indignação” e que governaria com esses sentimentos.

“O desafio de hoje, de todos os brasileiros, é resgatar a nossa confiança democrática. É impedir que os brasileiros continuem coltuando as diferenças. É tirar o desânimo dos brasileiros e colocar não uns contra os outros, mas todos a favor do Brasil. É preciso unir os brasileiros”, disse a pré-candidata.

Durante o evento não foram confirmadas todas as alianças políticas da chapa tucana nem os nomes de pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal. Antes do evento era possível notar que lanches (sucos e possivelmente sanduíches) eram servidos do lado de fora do estádio. Após a convenção, vários presentes foram vistos com pratos de almoço, com arroz e carne, também do lado de fora.