ELEIÇÕES

Bolsonaro ajuda irmão de Gilmar Mendes em eleição no Mato Grosso

Ex-presidente Bolsonaro esteve na pequena Diamantino, com 22 mil habitantes, e fez campanha ao lado de Chico Mendes

As intermináveis brigas entre o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) não ultrapassam as fronteiras do pequeno município de Diamantino, no interior de Minas Gerais. A cidade, de 22 mil habitantes, é o reduto político da família do ministro Gilmar Mendes, e lá o irmão de Gilmar é candidato com apoio de Bolsonaro.

Em uma cena histórica, Bolsonaro foi a Diamantino no dia 11 de abril deste ano e experimentou uma leitoa acompanhado de Chico Mendes, com quem posou para fotos, vídeos e com quem trocou declarações de apoio. “Isso é histórico, isso é a coisa mais importante para Diamantino”, afirmou Chico. O relato está publicado no site Congresso em Foco.

O irmão de Gilmar Mendes já foi prefeito por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Depois desse período, ficou 16 anos sem disputar eleições e voltou agora decidido a reassumir a chefia do poder Executivo municipal. O curioso é que o adversário dele tinha tudo pra ser o escolhido por Bolsonaro, se a preocupação do ex-presidente fosse de fato conquistar o poder em Diamantino. Filiado ao Novo, Carlos Kan tem um forte discurso contra corrupção e em defesa da moralização da política.

“Estão a vida inteira enganando, a vida inteira passando mel na boca do cidadão, a vida inteira plantando esperança, a vida inteira falando que tem força lá fora, que consegue as coisas com a força que tem lá fora, e eu pergunto o que mudou em Diamantino?”, questiona Kan em um dos seus vídeos de campanha.

Chico afirma que a visita de Bolsonaro a Diamantino foi resultado de uma “construção”. “A primeira coisa que tem, e é muito forte isso, é separar o Chico Político do irmão do ministro, o ministro cuida da parte que diz respeito a ele aqui e o Chico cuida da parte política”, afirmou o candidato ao Congresso em Foco.