Bolsonaro detona artistas que assinaram carta pela democracia e cita Lei Rouanet
O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, nesta quinta-feira (04), os artistas que assinaram a Carta…
O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, nesta quinta-feira (04), os artistas que assinaram a Carta em Defesa da Democracia, desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo). Em discurso para evangélicos, ele chegou a dizer que parte do grupo que colocou o nome no documento recebia valores milionários da Lei Rouanet e que no governo dele isso foi abandonado.
“Essas pessoas que assinaram a cartinha em defesa da democracia agora, muitos artistas que pegaram por ano até R$ 10 milhões da Lei Rouanet, rodaram. A gente tinha que atender o pessoal mais humilde”, disse o presidente sem citar nominalmente nenhum dos artistas. “Agora se arvoram como defensores da democracia”, completou.
A Lei Rouanet tem sido alvo de críticas de Bolsonaro desde que ele era candidato e virou fonte de discussão entre o governo e artistas. Embora afirme que o benefício passou a ser voltado para quem precisa, há denúncias de que o ex-Secretário da Cultura, responsável pela gestão do projeto, de ter tentado captar recursos e até Regina Duarte, fã fervorosa do presidente foi condenada a devolver dinheiro.