Fake News

Bolsonaro foi “fundamental” para garantir paz entre Rússia e Ucrânia, diz ministro em Goiânia

Durante visita a Goiânia, o ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou que a presença do…

Durante visita a Goiânia, o ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou que a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Rússia foi fundamental para a redução das tensões entre a o país e a Ucrânia. Em entrevista ao portal Sagres, Machado ressaltou que o presidente levou uma mensagem de paz a Vladimir Putin.

“O Brasil é um país conciliador”, disse o ministro. “Sempre tivemos grandes diplomacias de problemas mundiais que nós conseguimos resolver. Foi um momento em que o presidente chegou lá e levou uma mensagem de paz para o mundo. Não se fala mais em guerra, se fala em evolução do mercado, evolução da vocação econômica que o Brasil tem de exportação de produtos alimentícios para a Rússia”.

O ministro ressaltou ainda que aposta no turismo de russos no Brasil, dizendo que os habitantes de lá tem vontade de conhecer Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros.

“Em breve teremos turismo também, porque o russo tem vontade de conhecer a praia, tem vontade de conhecer o Nordeste, tem vontade de conhecer Pirenópolis, tem vontade de conhecer a Chapada”.

Fake News sobre Bolsonaro na Rússia

A fala de do ministro sobre uma suposta influência de Bolsonaro na solução do conflito entre Rússia e Ucrânia não foi isolada. Uma série de imagens, muitas delas compartilhadas por membros do alto escalão do Palácio do Planalto, afirmavam que a ida do presidente à Rússia teria resolvido. Entretanto, o governo de Putin anunciou o fim dos exercícios militares na fronteira e a retirada de parte das tropas da fronteira entre os dois países antes de Bolsonaro pisar em Moscou.