AGU

Bolsonaro indica secretário Bruno Bianco para Advogado-Geral da União

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou por suas redes sociais Bruno Bianco para o…

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou por suas redes sociais Bruno Bianco para o cargo de ministro da Advocacia-Geral da União (AGU). A postagem foi feita no Twitter, nesta tarde de quinta (5).

Bianco é secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia desde o começo da gestão Bolsonaro. Recentemente, ele se tornou secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência – a pasta foi recriada na última semana.

Destaca-se, ele é procurador federal e já foi procurador-chefe da seccional da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, em Marília (SP). Além disso, Bianco é mestre em Direito pela Universidade de Marília (Unimar) e especialista em Direito Público e pós-graduado em Direito Processual Civil.

A indicação dele vem para substituir André Mendonça, que deve sair nos próximos dias, uma vez que foi indicado pelo presidente para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

À época, o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, classificou como vergonhosa a indicação de Mendonça e chamou de “exploração da religião”. A escolha remete a uma promessa de Bolsonaro, ainda de 2018, de indicar um nome “terrivelmente evangélico” para o STF.