Política

Bolsonaro jogou a casca de banana e Caiado não pode escorregar nela

Presidente deu sinais de que criará confusão para assinar o RRF e governador precisa pisar em ovos para não enterrar um esforço de três anos

(Foto: Reprodução - Twitter)

Quase fico com pena de Ronaldo Caiado quando vejo Jair Bolsonaro ameaçar não assinar o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) de Goiás. Quase dá dó. Quase. Dizem que quem pariu Mateus que o embale, não é mesmo? Caiado não pariu Bolsonaro, é preciso ser justo. Mas, médico que é, o governador agiu como obstetra para a existência desse presidente. Ajudou muito no parto. Logo, também tem responsabilidade de embalar o menino birrento que é Bolsonaro.

Na inacreditável live de quinta-feira, ao lado do major Vitor Hugo, Bolsonaro disse que prefere esperar um pouco antes de assinar o RRF. Ele disse que precisa entender melhor do que se trata o projeto. É claro que o presidente sabe de tudo que está no RFF. Ele diz isso para atormentar Caiado. E atinge seu intento com louvor.

Bolsonaro liga as dificuldades econômicas goianas ao isolamento social imposto pela pandemia. Qualquer um com dois neurônios sabe que isso é conversa fiada. Caiado batalha pelo RFF antes de existir pandemia e nem sabermos que diabo era covid-19.

Como o aliado Vitor Hugo sonha em ser o próximo inquilino do Palácio das Esmeraldas, Bolsonaro dificulta para Caiado com intenções políticas, para ajudar o deputado aliado na disputa que pode acontecer no ano que vem.

Se tivéssemos agora o Caiado de outrora, o pau já estaria quebrando. Essa provocação barata de Bolsonaro apanharia mais que Judas no Sábado de Aleluia. Mas aquele Caiado não existe mais. Ele agora está pianinho. O governador sabe que não pode encrencar pois depende da sanção presidencial para ter acesso às benesses estipuladas pelo RFF. Por isso engole a seco as provocações que partem do Planalto.

Caiado pisa em ovos e diz que Bolsonaro está mal assessorado. Andar no fio da navalha e medir palavras nunca foi a especialidade do governador. Mas é o que tem pra hoje. Perguntinha: será que Caiado já se arrependeu de ter ajudado no parto desse Mateus que só lhe traz dor de cabeça?

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução – Twitter