COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Bolsonaro teria culpado Wilder Morais pelo desgaste na eleição em Goiânia

Ex-presidente se reuniu com Daniel a Vilela, a pedido de Vitor Hugo

Bolsonaro, Fred e Wilder: desgastes (foto arquivo Mais Goiás)

A briga pública entre o senador Wilder Morais, que comanda o PL em Goiás, e o vereador eleito com a maior votação em Goiânia, Major Vitor Hugo, é o desfecho do desempenho do partido nas eleições municipais de outubro passado. O ex-presidente Jair Bolsonaro teria culpado o senador pelo fiasco na eleição de Fred Rodrigues (PL) em Goiânia, que acabou respingando no ex-presidente. 

Estimulado por Morais e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL), Bolsonaro participou ativamente da campanha em Goiânia em um embate direto com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que apoiou Sandro Mabel (UB). Confiante na vitória do aliado, com base nas informações de Morais, Bolsonaro passou o domingo da eleição em Goiânia. A derrota de Fred Rodrigues no segundo turno frustrou o ex-presidente e abalou a confiança dele nos líderes do partido no estado. 

Ato seguinte ao desfecho da eleição em Goiânia, Bolsonaro voltou a fortalecer Major Vitor Hugo,  homem de confiança dele no estado, e que mantém relação cada vez mais distante com Wilder e Gayer. O vereador eleito articulou uma reunião entre Bolsonaro e o vice-governador Daniel Vilela (MDB), mostrando ao ex-presidente uma perspectiva diferente para a sucessão estadual em Goiás em 2026. 

Nos bastidores, Daniel Vilela é tido como amplo favorito para a sucessão de Caiado. Assim, o projeto pessoal alimentado por Wilder, de disputar o governo, que já era visto com desconfiança, tornou-se ainda mais difícil diante do fraco desempenho eleitoral do PL na disputa municipal. E Vitor Hugo fez questão de levar a Bolsonaro essa leitura do cenário eleitoral em Goiás.