Bolsonaro vai aos EUA; Mourão assume presidência após dois anos
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarcou para Nova York, EUA, neste domingo (19), para…
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarcou para Nova York, EUA, neste domingo (19), para participar da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde deve ficar até a próxima quarta (22). O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) assume a cadeira no período.
Mourão assumiu a presidência, anteriormente, em setembro de 2019, quando Bolsonaro participou da 74ª Assembleia Geral da ONU. O evento deste ano está previsto para começar na terça-feira (21).
A expectativa é que mais de 100 líderes se reúnam na assembleia, que terá modelo híbrido – virtual e presencial. No ano passado, o evento foi 100% remoto.
Bolsonaro, destaca-se, não informou oficialmente se foi vacinado. Ele é um dos 60 chefes de Estado com essa postura, segundo o Metrópoles.
Mesmo sem comprovar vacinação, Bolsonaro pode entrar na sede da ONU, nos EUA
Mesmo sem vacina, contudo, ele está liberado para ir à sede das Nações Unidas, nos EUA. Contudo, ele pode ter dificuldade para frequentar outros locais na cidade, que exigem passaporte – a ONU não precisa seguir determinações de autoridades locais.
Apesar de não exigir o comprovante, a ONU adota um sistema para que os participantes se comprometam a seguir todos os protocolos sanitários contra a Covid.