POLÊMICA

Boulos apaga vídeo de hino com linguagem neutra após críticas

A intérprete cantou “verás que es filhes teus não fogem à luta”, em vez de “os filhos”, conforme a versão tradicional.

Guilherme Boulos (PSOL), candidato à  Prefeitura de São Paulo, apagou o vídeo em que aparecia com o presidente Lula (PT) cantando o Hino Nacional em linguagem neutra. A gravação era de um comício no sábado (24) e foi tirada do ar na manhã desta terça-feira (27) após a repercussão negativa.

A intérprete cantou “verás que es filhes teus não fogem à luta”, em vez de “os filhos”, conforme a versão tradicional.

O evento aconteceu na capital e foi transmitido no canal do YouTube do candidato. Em outro trecho, a cantora entoou “des filhes deste solo és mãe gentil”, em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”. 

Os defensores da linguagem neutra dizem que os dois pronomes definidos de gênero presentes na língua portuguesa — “o” e “a”, para homens e mulheres, respectivamente —, não atendem a todas as pessoas falantes do idioma.

Segundo a Lei nº 5.700 de 1971, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Ainda determina que não haja alterações na letra ou na melodia do hino nem a “execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”, sob pena de multa.