FLEXIBILIZAÇÃO

Caçu flexibiliza uso de máscara em locais públicos abertos

Equipamento segue obrigatório em ambientes fechados, como escolas e unidades de saúde

Foto: Pixabay

Caçu é mais uma cidade goiana que flexibilizou o uso de máscara de proteção contra a pandemia da Covid-19. A prefeita da cidade, Ana Cláudia (MDB), assinou decreto publicado na última semana que dispensa “a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em espaços públicos abertos no município”.

Na justificativa, o texto considera “a baixa existência de casos ativos de Covid-19 no município e a diminuição sustentada de novos casos (…) e consequentemente a diminuição de risco de transmissibilidade do novo coronavírus”.

Na data, a cobertura vacinal de Caçu era de 67,27%, o que conforme o texto, verifica o cenário como “suficiente” para imunidade coletiva.

O número, contudo, é inferior ao destacado pela superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. No começo do mês, ela disse ao Mais Goiás que a flexibilização do uso de máscara para locais abertos no Estado não vai ocorrer neste momento, uma vez que a discussão só deve começar após a vacinação com as duas doses de todo o público-alvo (acima de 12 anos) passar, no mínimo, dos 70% da população.

“Quando estivermos chegando, vamos conversar como vai ser, utilizando a experiência de outros países com experiências exitosas”, expôs e emendou: “Primeiro, liberar em local aberto, continuar o controle, e então para o resto. Mas a retirada da máscara é a última medida de segurança.”

Ainda sobre o decreto que flexibiliza o uso de máscara em Caçu

Ainda segundo o decreto, o equipamento de proteção facial segue obrigatório em ambientes fechados, como escolas e unidades de saúde.

E ainda: “Os transportes coletivos de trabalhadores de empresas sediadas no município poderão transitar com 100% da capacidade, obedecendo as normas de higiene e segurança previstas na legislação aplicável.”

Pode ser uma imagem de texto que diz "devides CAÇU aqui DAPREFEITA sa SECRETARIA ADMINISTRACÃO DECRETO 523/2021 DE NOVEMBRO DE "Dispõe sobre flexibilização municipio PREFEITA atribuições competência outras obrigatoriedade facial no confere cargo Considerando Goiás, so também ei Orgânica teor nota técnica ambientes Considerando municipio 001/2021 emitida Secretaria brigatoriedade casos risco Considerando ransmissibilidade suficiente COVID-19 cobertura vacinada) Considerando que proativamente imunidade 67,27% especialmente saúde atençao diretrizes motivado contági Sistema Único minimização Considerando descarga agravamento quadro respiratorio DECRETA: casos enovembro novembro públicos abertos municipio de máscara Caçu, partir proteção a0 de"
(Foto: Reprodução)
Pode ser uma imagem de texto que diz "CACU PREFEITURA aqui PREFEITA_ Parágrafo único. Permanece obrigatoriedade da utilização máscara de proteção facial ambientes fechados saúde escolas. município poderão higiene revisto empresas no com capacidade, obedecendo normas de egislação Decreto aumento data Gabinete Prefeita de novembro 2021. sua publicação, podendo Caçu, Estado de Goiás, aos dias Attlaru Cláudia Lemos Oliveira. Prefeita de Caçu/GO. mês Rua Morada Sonh CEP:75813-000- 2656 CNPJ:01.164.292/0001-60 GO"
(Foto: Reprodução)

São Miguel Luís dos Montes Belos

Caçu, contudo, não é a única cidade que flexibilizou a questão. A Prefeitura de São Luís de Montes Belos publicou, na manhã desta terça-feira (16), decreto em que desobriga o uso de máscara de proteção contra a Covid-19. A medida é válida para ambientes ao ar livre em toda a cidade, com exceção em grandes aglomerações.

Conforme o documento, a população ainda precisa utilizar o item de proteção facial em ambientes fechados, sejam eles públicos ou privados.

Vale citar, o portal antecipou, no último sábado (13), que o decreto estava pronto. Naquele dia, o prefeito Major Eldecíro Silva (PDT) afirmou que não havia data certa para a publicação do documento.