COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Caiado afirma que Lula “perdeu a vontade de governar”

Governador aponta falhas como descontinuidade de programas, falta de ações contra criminalidade e baixos investimentos em infraestrutura

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) voltou a criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante evento do agronegócio no município de Feira de Santana (BA), no fim de semana. “Perdeu a vontade de governar, deixou o governo. Está criando uma situação em que você não vê nada andar”, declarou.

Caiado alegou que a gestão de Lula não avança e a resposta do governo federal aos problemas sociais fica aquém das necessidades da população. “Até hoje ele não tem coragem de enfrentar a criminalidade, que é a maior demanda da população brasileira”, argumentou. “Você vê um Brasil onde os territórios de alguns estados são governados mais pelo narcotráfico do que pelos governadores. Isso é total desrespeito à Constituição Brasileira”, observou.

O chefe do Executivo goiano também mencionou promessas de campanha não cumpridas e programas federais ultrapassados. “PAC, Minha Casa Minha Vida e programas antigos que nunca mais foram reproduzidos em nada”, frisou. “Então você nota que o Brasil está perdendo uma grande oportunidade de investir em áreas essenciais e nas crianças”, acrescentou.

“O único programa dele que deu certo ele copiou de Goiás”, alfinetou Caiado em alusão ao programa “Pé de Meia”, lançado pelo Ministério da Educação neste ano, aos moldes do Bolsa Estudo instituído em Goiás em 2021. A iniciativa goiana repassa R$ 110 a estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. O programa exige uma frequência mínima mensal de 75% e reduziu a evasão escolar.