Caiado capacita 150 novos prefeitos e pede “gestão eficiente e com foco no cidadão”
Governador destaca a importância de “voltar a atenção para a população”
O governador Ronaldo Caiado encerrou nesta quinta-feira (7/11), em Brasília, o evento “Prefeitos de Sucesso”, direcionado à capacitação de 150 prefeitos eleitos em todo o Brasil. Durante a palestra, Caiado destacou a importância de “voltar a atenção para a população”, ressaltando que uma gestão eficaz começa pelo foco no cidadão. “Nada melhor do que o cidadão acolher a gestão e sentir que você é o braço estendido nas horas mais difíceis”, afirmou o governador, incentivando os gestores a adotarem uma postura de proximidade e apoio ao povo.
Com base na própria experiência em duas gestões, Caiado sublinhou que a marca de um bom gestor é a eficiência administrativa. “O foco principal é gestão. Sempre ficará a marca do bom gestor”, afirmou, ao recomendar que os prefeitos escolham assessores competentes e capazes de oferecer caminhos e soluções inovadoras. Ele apontou o perfil técnico como fundamental para enfrentar os desafios municipais, principalmente em áreas como saúde e educação.
O governador também citou programas do governo estadual voltados à emancipação econômica e profissionalização, destacando que esses esforços levaram Goiás a crescer acima da média nacional. “Nós conseguimos o maior nível de emancipação e crescemos acima da média nacional em parceria com os prefeitos”, disse Caiado, ressaltando a importância de oferecer crédito e apoio ao empreendedorismo local como forma de fortalecer as comunidades.
O evento, promovido pela Fundação Índigo, contou ainda com o presidente da entidade, Antônio Carlos Magalhães Neto, que reforçou a necessidade de um planejamento estratégico sólido para um novo mandato. Neto elogiou Goiás como exemplo de gestão, destacando os bons índices nas áreas de segurança e educação. O encontro reuniu especialistas em gestão pública e distribuiu aos prefeitos um Guia de Transição e Planejamento Estratégico, ferramenta para auxiliar os gestores na organização de suas administrações a partir de 2025.