CORONAVÍRUS

Caiado convoca conferência com prefeitos e poderes para avaliar pandemia

Governo deve sugerir que municípios adotem medidas de contenção do vírus com diferentes tipos de alerta em 18 regiões

Caiado nega exigências de troca de diretor de presídio em Aparecida
Governador Ronaldo Caiado (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O governador Ronaldo Caiado (DEM) deve anunciar, em reunião remota com prefeitos, empresários, representantes de entidades e dos Poderes Legislativo e Judiciário na manhã desta quarta-feira (17) novas medidas de combate à pandemia no estado de Goiás. Conforme adiantado pelo Mais Goiás, o governo deve seguir nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e estabelecer 18 regiões com escalas de monitoramento dos casos de covid-19.

A pandemia se agravou em Goiás sobretudo após as festas de fim de ano, o que levou à lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos municípios do interior. O governo chegou a abrir novos leitos, mas o coronavírus Sars-Cov-2 continua em avanço no estado. Há ainda a presença de nova variante do vírus, que é considerado mais perigoso, pelo poder de contaminação.

Regiões e escalas

As mencionadas 18 regiões estabelecidas pela nota técnica terão situações geridas com base em escalas coloridas para acompanhamento da pandemia: alerta (amarelo), crítico (laranja) e calamidade (vermelho). Para os diferentes níveis, a nota prevê diferentes ações, que vão de restrições de abertura do comércio a fechamento das atividades consideradas não essenciais.

Ainda em janeiro, Caiado fez reunião parecida em que anunciou lei seca na tentativa de evitar aglomerações em bares e restaurantes com intuito de frear as contaminações.