COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Caiado desafia e Mabel topa: usar o Sesi para qualificar educadores na área de tecnologia

Os dois se encontraram em lançamento de nov unidade de ensino

Durante lançamento da nova unidade de ensino do Sesi e Senai, na manhã desta segunda-feira (20/05), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) elogiou o modelo de ensino das unidades geridas pelo Sistema Indústria e propôs parceria para treinamento de professores da rede estadual. Ele reforçou que o futuro vai exigir conhecimento nas áreas de inteligência artificial e robótica dos profissionais. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel aceitou o desafio de pronto. 

Sandro Mabel destacou que a nova escola vai oferecer um modelo inovador de ensino para Goiás e que ela tem todas condições de oferecer qualificação para docentes. “Essa parceria vai ser muito importante. Temos uma estrutura pronta para isso, para formar jovens capacitados, que possam destacar Goiás nesse cenário de alta produtividade, absorvendo as tecnologias mais modernas. Precisamos estar prontos. Aqui será uma oficina de qualificação, de lapidação de jovens. Da mesma forma os professores, que para serem capazes de ministrar aulas neste nível precisam estar atualizados”, afirmou Mabel. “Nossos professores são buscados ainda em sala de aula. São jovens que falam a mesma linguagem dos alunos, que são treinados e repassam conhecimento”, acrescentou.

Ronaldo Caiado ressaltou que fez questão de estar no lançamento da escola porque este é um modelo que vai formar não apenas os jovens, mas vai ajudar a consolidar uma cultura de ensino focado em tecnologia e inovação no Estado de Goiás. “Eu quero parabenizar a porque vocês vão dar partida numa outra geração de alunos do Estado de Goiás. Eu quero buscar muita gente formada aqui para dar aula em nossas colégios”, afirmou o governador. 

A Escola Sesi Senai Jardins é o maior projeto para a educação e formação profissional em Goiás. Com investimento de R$ 120 milhões, será a maior escola do Sistema Indústria no país. Sandro Mabel ressalta que este é um marco na missão da Fieg de transformar a educação e preparar líderes para o futuro, com foco na inovação.

O evento teve também a presença do ice-governador Daniel Vilela, do prefeito Rogério Cruz, diretor de Educação e Tecnologia do SESI SENAI, Claudemir Bonatto, presidentes de sindicatos, além de outras autoridades.

Construída em um terreno de 22,9 mil m², cedido pela Prefeitura de Goiânia, o complexo terá mais de 14 mil m² de área construída e capacidade inicial para 2 mil estudantes, com capacidade de expansão. 

A unidade oferecerá educação fundamental, média e profissional, com foco em competências empreendedoras, utilizando metodologias Maker e Steam. O projeto, em parceria com os Departamentos Nacionais do Sesi e Senai e o Sistema Fieg, incluirá biblioteca, auditório, 21 laboratórios, 41 salas de aula, quadra esportiva e tecnologia avançada.