Caiado deve manter ao menos cinco secretários em sua próxima administração
Caiado também terá a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para articular a partir de novembro
Após a eleição do segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, o governador Ronaldo Caiado (UB) terá que iniciar a articulação da reforma de seu secretariado, que deve ser anunciada no final de dezembro. A escolha dos quadros que vão compor pastas importantes, como a Secretaria de Economia, vai depender do resultado das eleições do próximo dia 30. A coluna apurou que o governador deve manter pelo menos cinco nomes em seu próximo mandato. O presidente da Goinfra, Pedro Salles; a secretária de Educação, Fátima Gavioli; o secretário da Retomada, César Moura; o secretário de Comunicação, Marcos Roberto; e a Procuradora-Geral do Estado, Juliana Prudente, devem permanecer na administração. Todos são nomes de confiança de Caiado. Ainda não se sabe se Marcos Roberto continuará no comando da Comunicação estadual, que ele assumiu a pedido do governador após a saída do jornalista e marqueteiro Gean Carvalho. A secretária de Economia, Cristiane Schmidt, que veio para Goiás por uma indicação do Ministro da Economia Paulo Guedes, só permanecerá no Estado se Bolsonaro continuar na Presidência.
Outro vespeiro
Além da composição de seu secretariado, Caiado também terá a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para articular a partir de novembro. A briga pelo comando do Legislativo vai centrar-se em seus aliados.
Reaproximação
Depois de um ano distantes, Caiado e Wilder se reaproximaram com a eleição do empresário para o Senado. Mesmo não tendo escolhido o senador eleito para estar na sua chapa, a informação é que o governador ficou satisfeito com a vitória de seu ex-secretário. Nos bastidores, corre a informação que Wilder pode participar da escolha do próximo chefe da pasta da Indústria e Comércio no próximo ano.
Incógnita
Caiado também tem outro quebra cabeça para resolver que é como vai abrigar seus aliados que perderam as eleições. A coluna apurou que o presidente do PP, Alexandre Baldy, já iniciou as conversas para manter uma pasta da administração com o partido.
De volta
O presidente do PSDB de Goiás, ex-governador Marconi Perillo, voltou a atender em seu escritório no Setor Sul, em Goiânia. Na tarde desta terça-feira, Marconi também esteve em Brasília, na sede do PSDB nacional, onde postou uma foto com a deputada federal eleita, Lêda Borges.